OBRAS EXPERIENCE - Tudo o que você precisa saber para planejar, contratar, fiscalizar a execução de obras no Sistema S, com aplicação dos novos artefatos de inteligência artificial

10 à 13 de Março de 2025

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Sobre o curso

EVENTO HÍBRIDO

OBRAS EXPERIENCE 

10 A 13 DE MARÇO DE 2025 . SÃO PAULO/SP . 24 HORAS

O OBRAS EXPERIENCE para as Entidades do Sistema S chega à sua 7ª edição, firmando-se como um evento inigualável, com características específicas para o atendimento a esse importante setor da economia brasileira. Liberadas das amarras da Lei Geral de Licitações e Contratos da administração pública direta, autárquica e fundacional, e até mesmo dos ditames da lei específica das empresas estatais, as Entidades do Sistema S estão liberadas para, através de regulamentação própria, estabelecer as suas normas específicas, mais flexíveis, mais modernas, mais atualizadas. Isso, no entanto, não representa uma liberdade total: livres das leis gerais, as Entidades estão submetidas ao controle do Tribunal de Contas da União, considerando que, como organizações paraestatais, utilizam parcelas de recursos advindos da sociedade e, como tal, precisam atuar sob formas pré-estabelecidas e precisam prestar contas de suas atividades.

No ramo específico das obras e serviços de engenharia, essas Entidades estão, adicionalmente, sujeitas às normas que regem as atividades de engenharia e arquitetura em nosso país, profissões regulamentadas, controladas pelas respectivas entidades de classe. Isso acaba por trazer regras adicionais, que também precisam ser necessariamente observadas para evitar embaraços aos seus dirigentes e colaboradores em geral.

Inegáveis as novidades trazidas nesta edição do evento. Aliado às inovações trazidas ao mundo jurídico, ao mundo tecnológico em geral e, notadamente, ao mundo da engenharia / arquitetura, o OBRAS EXPERIENCE incorporou as necessidades reveladas pelos participantes dos eventos realizados nos anos anteriores, apresentando, agora, um conjunto de palestras com temas muito atualizados, frequentemente demandados e que indicam novos caminhos a serem adotados, para o melhor atendimentos dos interesses do Sistema S, para satisfazer as determinações do controle externo e para alcançar os melhores resultados econômicos e financeiros.

Nesse sentido, teremos Palestras com temas como a aplicação da inteligência artificial, a orçamentação de obras com preocupação em eliminar riscos de sobrepreço e de superfaturamento, as contratações de projetos diante das exigências legais dos direitos de autoria, a gestão e fiscalização dos respectivos contratos, os aditivos contratuais e as questões mais polêmicas no assunto, entre outros temas. E, para apresentá-los, a PREMIER TREINAMENTOS contará com a melhor equipe de profissionais, considerando a competência e a expertise. Para completar as condições necessários ao atingimento do pleno sucesso, teremos sua presença, colaborador do Sistema S, pessoas sempre muito competentes e que procuram aprender cada dia mais.

 

Objetivos

O OBRAS EXPERIENCE objetiva fazer evoluir o conhecimento e a competência de todos os colaboradores das Entidades do Sistema S que dele participarem, através de novos conhecimentos, do esclarecimento de dúvidas, da discussão sobre questões polêmicas, da interação com os colegas e com os Palestrantes, estabelecendo uma rede de relacionamentos que possibilite sejam eliminados os entraves e os problemas rotineiramente observados no importante segmento da contratação e da fiscalização da execução de obras e serviços de engenharia.

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Público-alvo

Colaboradores de todas as Entidades do Sistema S, que participam, direta ou indiretamente, dos atos preparatórios e executórios relativos à contratação de obras e serviços de engenharia, como os engenheiros, os arquitetos, os membros da consultoria jurídica e do controle interno, os integrantes dos setores financeiros, os dirigentes, ordenadores de despesas e toda a alta administração.


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Palestrante

PALESTRANTE PREMIER

PALESTRANTE PREMIER 

Investimento

Presencial R$ 4.290,00 | Online R$ 3.190,00


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Materiais inclusos

PRESENCIAL

Incluso: 06 Coffee-breaks, Apostila impressa com conteúdo exclusivo do evento e certificado com carga horária (em PDF enviado no email informado). 

ONLINE

Incluso: Apostila com conteúdo exclusivo do evento e certificado com carga horária (Ambos no formato PDF enviados no email informado).

*O curso será realizado em ambiente virtual ao vivo, por meio da plataforma de videoconferência Zoom e com interatividade em tempo real entre a turma e o professor. Considerando o formato do curso e com o objetivo de promover uma experiência interativa e proveitosa de aprendizagem, recomendamos:

- A utilização de fones de ouvido, microfone e webcam (deixando-a aberta durante o curso, opcionalmente);

- Boa conexão com a internet (de preferência por cabo) e navegador atualizado (Google Chrome, preferencialmente).

Programação

DIA 10 – SEGUNDA-FEIRA 

17h às 19h 

CREDENCIAMENTO

20h às 22h

ABERTURA DO EVENTO

DIA 11 – TERÇA-FEIRA - PALESTRAS 

08h30 às 10h30

Palestra: Definição do valor do BDI nas contratações de obras do Sistema S

Palestrante: Fabrício Mareco

10h30 às 10h50

Coffee break

10h50 às 12h30

Palestra: Aditivos em contratos de obras e suas particularidades

Palestrante: Paulo Reis 

12h30 as 14h

Almoço

14h às 15h50

Palestra: Questões polêmicas nas contratações de obras e serviços de engenharia

Palestrante: Fabrício Mareco 

15h50 às 16h10

Coffee break

16h10 às 18h

Palestra: Contratação de projetos de engenharia/arquitetura: requisitos e respeito aos direitos do contratado

Palestrante: Jonas Lima 

DIA 12 – QUARTA-FEIRA - PALESTRAS 

08h30 às 10h30

Palestra: Inteligência Artificial na fiscalização de contratos

Palestrante: Jonas Lima

10h30 às 10h50

Coffee break

10h50 às 12h30

Palestra: SINAPI e SICRO como referenciais oficiais para elaboração de orçamentos

Palestrante: Elci Pessoa 

12h30 as 14h

Almoço

14h às 15h50

Palestra: Sobrepreço e superfaturamento: as cautelas para evitar problemas com auditoria

Palestrante: Elci Pessoa 

15h50 às 16h10

Coffee break

16h10 às 18h

Talk Show com os Professores André Kuhn, Elci Pessoa e Paulo Reis 

DIA 13 – QUARTA-FEIRA - PALESTRAS 

08h30 às 10h30

 

Palestra: Contratos de eficiência: aplicação, características e casos práticos

Palestrante: André Kuhn 

10h30 às 10h50

Coffee break

10h50 às 12h30

Palestra: Os procedimentos auxiliares e sua aplicação nas contratações de engenharia

Palestrante: Christianne Stroppa 

12h30 as 14h

Almoço

14h às 15h50

Palestra: Elaboração da matriz de risco e sua aplicação nas obras do Sistema S

Palestrante: José Eduardo Guidi 

15h50 às 16h10

Coffee break

16h10 às 18h

Palestra: Contratos com obrigações de meio e com obrigações de resultado: diferenças e condições básicas

Palestrante: Paulo Reis 

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Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

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FORMAÇÃO DE FISCAIS DE CONTRATOS 

11 a 13 de dezembro de 2024 . 24 horas

A Lei nº 14.133, de 2021, trouxe diversas inovações a respeito dos contratos administrativos. Novos prazos, novos aspectos específicos dos atos de gestão e fiscalização, novos parâmetros para manutenção do equilíbrio da equação econômico-financeira, inovações em relação à possibilidade de manutenção contratual ainda que diante de impropriedades e ilegalidades, novas sanções que podem/devem ser aplicadas. Enfim, um grande cabedal de instrumentos que vão possibilitar o melhor desenvolvimento dos processos de contratação, especialmente na fase de execução contratual.

É indispensável que os servidores públicos estejam preparados para a aplicação dos novos instrumentos, de forma a melhor substancialmente a qualidade e os resultados dos processos de contratação, pois a Lei fala especificamente na atuação de servidores devidamente qualificados, com parte de um conjunto de governança, missão atribuída especificamente aos mais altos gestores públicos.

O presente treinamento objetiva analisar detida e detalhadamente a fase de execução contratual, possibilitando um melhor aproveitamento das disposições do novo marco legal, especificamente em relação à atuação de gestores e de fiscais.  

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

11 à 13 de Dezembro de 2024

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Novas Regras para Contratação de Obras Públicas Sob a Ótica da Lei Nº 14.133/2021

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Novas Regras para Contratação de Obras Públicas Sob a Ótica da Lei Nº 14.133/2021

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 NOVAS REGRAS PARA CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS SOB A ÓTICA DA LEI Nº 14.133/2021

Da fase preparatória à fiscalização contratual, com a utilização dos novos artefatos de inteligência artificial 

As cautelas indispensáveis para obtenção de bons resultados . As exigências técnicas e jurídicas a serem cumpridas 

06 e 07 de Fevereiro de 2025 . 16 horas 

As obras públicas sempre representaram um anseio dos gestores e uma necessidade da sociedade. Por envolverem recursos elevados, por outro lado, estão sempre sob os olhares atentos dos órgãos de controle, para evitar desvios de conduta que podem gerar enormes prejuízos aos cofres públicos.

Com o advento da Lei nº 14.133, de 2021, diversas novas regras foram colocadas à disposição da administração pública, para contratação de obras e serviços de engenharia. É indispensável conhecê-las adequadamente, para que sejam bem aproveitadas e para que possam gerar contratações que efetivamente se revelem vantajosas para a coletividade. Sem um conhecimento adequado, as novas regras não produzirão bons resultados e continuarão causando impactos negativos, como obras inconclusas, incompletas, de baixa qualidade, que apenas oneram o erário.

Novos regimes de execução, novidades na fase preparatória, como o uso do BIM na elaboração de projetos, regras mais completas para a orçamentação, novidades na fase licitatória, especialização dos fiscais, são algumas das novidades que precisam ser conhecidas, para que se obtenha delas um resultado positivo, tanto na fase preparatória, como na realização do certame licitatório, como na gestão e fiscalização da execução contratual. Considerando o processo como um todo, além dos profissionais de engenharia e arquitetura, diversos outros servidores precisam estar envolvidos no processo, contribuindo decisivamente na fase de elaboração do programa de necessidade, na definição de valores disponíveis e no atendimento às regras legais.

Por outro lado, é inegável o avanço da utilização da inteligência artificial, no mundo inteiro, nos mais diversos segmentos de trabalho. Desde a fase de planejamento, com artefatos que ajudam na redação de documentos como caderno de encargo e especificações, além de ajudar na elaboração de cronograma físico-financeiro e eventograma, até a fase de gestão e fiscalização do controle, com a utilização de drones. De outra banda, é cada vez maior a utilização de metodologias do tipo BIM, especialmente na fase de elaboração de projetos.

O presente Curso tem a finalidade de preparar os servidores da administração para a boa condução dos processos de contratação e execução de obras públicas, desde a fase de planejamento até o encerramento da execução contratual, passando pela fase de realização do certame licitatório, sempre que possível com a utilização da inteligência artificial, examinando os aspectos técnicos e práticos a serem cumpridos e as novas regras da Lei nº 14.133/2021, tudo de acordo com a mais recente jurisprudência dos órgãos de controle.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

06 à 07 de Fevereiro de 2025

Saiba mais

Formação de Agentes de Contratação Pregoeiros e Equipe de Apoio de Acordo com a Nova Lei de Licitações e Contratos Lei Nº 14.133/2021

10 à 14 de Fevereiro de 2025

Formação de Agentes de Contratação Pregoeiros e Equipe de Apoio de Acordo com a Nova Lei de Licitações e Contratos Lei Nº 14.133/2021

Curso Online

FORMAÇÃO DE AGENTES DE CONTRATAÇÃO PREGOEIROS E EQUIPE DE APOIO DE ACORDO COM A NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS LEI Nº 14.133/2021

10 A 14 DE FEVEREIRO DE 2025 . 20 HORAS

 

APRESENTAÇÃO
Com a promulgação da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos em 1º de abril de 2021, a gestão pública brasileira passa a operar em um novo marco legal, em substituição às Leis nº 8.666/1993 (Lei de Licitações), 10.520/2002 (Lei do Pregão) e 12.462/2011 (Regime Diferenciado de Contratações - RDC), além de abordar temas relacionados.

Apesar de ainda estar passando por um processo de maturação, ou seja, de compreensão das suas regras, a nova lei de licitações não deixa dúvida alguma quanto ao protagonismo que as licitações e contratações diretas eletrônicas tem no novo regime.

Portanto, torna-se imprescindível saber como as licitações eletrônicas estão estruturadas quanto ao pregão eletrônico, concorrência eletrônica e a dispensa eletrônica, especialmente no que se refere às suas principais características, para, em seguida, projetar as mudanças decorrentes da nova lei e também seus regulamentos, em especial a Instrução Normativa SEGES/ME nº73/2022.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

10 à 14 de Fevereiro de 2025

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Elaboração do Parecer Jurídico - Aspectos Teóricos e Prática em Licitações e Contratos

20 à 21 de Fevereiro de 2025

Elaboração do Parecer Jurídico - Aspectos Teóricos e Prática em Licitações e Contratos

Curso Online

ELABORAÇÃO DE PARECER JURÍDICO E A ATUAÇÃO

DA ASSESSORIA JURÍDICA EM LICITAÇÕES E CONTRATOS

20 E 21 DE FEVEREIRO DE 2025 . 16 HORAS 

O curso oferece uma imersão prática e teórica voltada à capacitação de profissionais que atuam ou desejam atuar na assessoria jurídica em licitações e contratos. Com foco nos desafios do dia a dia, o programa abrange desde a elaboração de pareceres jurídicos até a condução de processos administrativos e judiciais, promovendo a segurança jurídica e a eficiência administrativa. Combinando conhecimentos técnicos, estratégias jurídicas e ferramentas práticas, o curso é ministrado por especialistas renomadas, garantindo uma experiência de aprendizado diferenciada e alinhada às necessidades da administração pública e da iniciativa privada.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

20 à 21 de Fevereiro de 2025

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Curso Completo de Suprimento de Fundos

17 à 20 de Março de 2025

Curso Completo de Suprimento de Fundos

Curso Online

Curso Completo de Suprimento de Fundos

17 a 20 de Março de 2025 . 16 horas

Para que a Administração Pública obtenha o dinamismo necessário e o perfeito desempenho de suas atividades, nas áreas de Execução Orçamentária, Financeira, Patrimonial e Contábil, e por se tratarem de áreas de grande relevância para a gestão de recursos públicos e a tomada de decisões, torna-se necessária a busca permanente de capacitação e aprimoramento dos servidores públicos. A matéria será abordada levando-se em conta casos práticos do dia a dia das empresas, como reajustamento da base de cálculo para fins de retenção, pagamento a um prestador mais de uma vez no mês, seja ela pessoa física ou jurídica e contabilizações.

 

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

17 à 20 de Março de 2025

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Estudo/Elaboração da Planilha de Custos e Formação de Preços Repactuação/Reajuste e Análise de Julgamento da Exequibilidade da Planilha no Pregão

24 à 28 de Março de 2025

Estudo/Elaboração da Planilha de Custos e Formação de Preços Repactuação/Reajuste e Análise de Julgamento da Exequibilidade da Planilha no Pregão

Estudo/Elaboração da Planilha de Custos e Formação de Preços

Repactuação/Reajuste e Análise

Julgamento da Exequibilidade da Planilha no Pregão

Instrução Normativa Nº 05/17-SEGES/MPOG

Lei Nº 14.133/21 – Nova Lei de Licitações e Contratos e Regulamentos do Sistema S

24 a 28 de Março de 2025 . Online . 24 Horas

A Instrução Normativa nº 05 de 26 de maio de 2017, expedida pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, atual Ministério da Economia, evidencia-se como um dos dispositivos mais eficazes na terceirização de serviços com dedicação exclusiva, seja para contratos continuados ou por escopo, inclusive chancelada para Lei nº 14.133/21 através da Instrução Normativa SEGES/ME nº 98, de 26 de dezembro de 2022 que determina sua adoção para contratação de serviços sob o regime de execução indireta no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional.

Com uma abordagem prática-objetiva o curso apresenta a fundamentação e memória de cálculo para cada Módulo da Planilha, além de “Casos e Temas” de fundamental importância, não apenas na formação dos preços, como também, para os ETP pela projeção de riscos e procedimentos de análise de exequibilidade, na gestão dos custos pelo Setor de Contratos e pelos agentes da fiscalização: gestores e fiscais técnicos e administrativos

Durante o curso serão informados e comparados os novos conceitos, definições e aperfeiçoamentos previstos para a Nova Lei de Licitações e Contratos no que concerne aos temas abordados.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

24 à 28 de Março de 2025

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Pesquisa de Preços para Contratação de TIC

26 à 28 de Março de 2025

Pesquisa de Preços para Contratação de TIC

Curso Online

PESQUISA DE PREÇOS PARA CONTRATAÇÃO DE TIC

26 a 28 de Março de 2025 . 09 horas  

A capacitação proposta atende à necessidade de aperfeiçoamento do público-alvo em temas e questões atinentes a Pesquisa de Preços para Contratações de TIC, em consonância com os referenciais normativos mais atualizados que regem o tema, proporcionando reflexões e consolidação de conhecimentos, e assim assegurando exercício competente de atribuições dos agentes públicos envolvidos.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

26 à 28 de Março de 2025

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Orçamentação e Planejamento de Obras Públicas em BIM

09 à 11 de Abril de 2025

Orçamentação e Planejamento de Obras Públicas em BIM

Curso Presencial

ORÇAMENTAÇÃO E PLANEJAMENTO DE OBRAS PÚBLICAS EM BIM

09 A 11 DE ABRIL DE 2025 .  24 HORAS . CURITIBA. PR

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

09 à 11 de Abril de 2025

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Gestão de Frota de Veículos - Da Operacionalização a Governança

28 à 29 de Abril de 2025

Gestão de Frota de Veículos - Da Operacionalização a Governança

GESTÃO DE FROTA DE VEÍCULOS

28 e 29 de Abril de 2025 . Online . 16 HORAS

O gerenciamento eficaz de transportes e frotas exige conhecimentos, qualificação e atualização contínua, para trabalhar com custos cada vez menores, sem comprometer a qualidade do resultado da operação, e consequentemente, a segurança e a satisfação dos operadores, do usuário e do cliente. Qualidade e produtividade formam a base para o aumento da eficiência, também na administração de transportes e veículos.

Para as instituições e empresas públicas, isso levará melhores resultados, contribuindo para o cumprimento de seu papel na gestão pública. Para a administração pública, implicará em gastos menores, e na manutenção de uma frota de maior vida útil, com amplos benefícios para comunidade. Para essa administração eficiente e eficaz, é imprescindível o estabelecimento de uma estrutura organizacional sistêmica de cada unidade da área de transporte, conjugando-as com as suas respectivas missões. Grande parte das decisões estratégicas da gestão de uma frota tem como pontos de análise, a problemática do controle e redução dos custos operacionais dos veículos, os sistemas de manutenção, bem como o Planejamento e formação da frota de veículos.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

28 à 29 de Abril de 2025

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LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - Legislação e implementação Prática

28 à 30 de Abril de 2025

LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - Legislação e implementação Prática

Curso Presencial

 LGPD

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

LEGISLAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO PRÁTICA

 28 A 30 DE ABRIL DE 2025 .  20 HORAS . BRASÍLIA . DF

O curso oferece uma abordagem completa e atualizada sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, com foco em sua aplicação no setor público.

Por meio de conceitos teóricos, ferramentas práticas e as melhores práticas de governança, o curso capacita profissionais a implementar a LGPD em suas instituições, garantindo a conformidade com os requisitos legais e a segurança no tratamento de dados pessoais, abordando, ainda, com abordagem das principais Resoluções e Guias Orientativos da ANPD.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

28 à 30 de Abril de 2025

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Governança, Gestão de Riscos e Compliance: Uma abordagem teórica e prática na Administração Pública

07 à 09 de Maio de 2025

Governança, Gestão de Riscos e Compliance: Uma abordagem teórica e prática na Administração Pública

Curso Presencial

GOVERNANÇA, GESTÃO DE RISCOS E COMPLIANCE:

Uma abordagem teórica e prática na Administração Pública

07 A 09 DE MAIO DE 2025 .  20 HORAS . CURITIBA . PR

O curso oferece uma formação direcionada às necessidades atuais do setor público, destinado a servidores e gestores, aborda de forma integrada os conceitos e práticas de governança, gestão de riscos e compliance, alinhando conhecimentos teóricos à aplicação prática. 

A governança pública é tratada como um pilar essencial para a transparência e efetividade das organizações públicas, sendo complementada pelo desenvolvimento de competências em gestão de riscos e compliance, fundamentais para garantir integridade, mitigar falhas e promover responsabilidade administrativa.

Com conteúdos atualizados e alinhados a normativos relevantes como a ISO 31000:2018, a LGPD e a Lei Anticorrupção, o curso capacita os participantes a atuarem de forma estratégica e ética na Administração Pública.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

07 à 09 de Maio de 2025

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Curso completo sobre Licitação e Contratação de Obras e Serviços de Engenharia - Procedimento Licitatório, Definição do escopo da contratação de obras, Contratação integrada e semi-integrada e Gestão e Fiscalização dos Contratos

26 à 27 de Maio de 2025

Curso completo sobre Licitação e Contratação de Obras e Serviços de Engenharia - Procedimento Licitatório, Definição do escopo da contratação de obras, Contratação integrada e semi-integrada e Gestão e Fiscalização dos Contratos

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

26 à 27 de Maio de 2025

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