III ENCONTRO NACIONAL - COMPLIANCE, INTEGRIDADE, LEI ANTICORRUPÇÃO E LGPD

De 09 à 10 de Junho de 2022

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Sobre o curso

EVENTO HÍBRIDO

Online ou Presencial

 III ENCONTRO NACIONAL

 COMPLIANCE, INTEGRIDADE, LEI ANTICORRUPÇÃO E LGPD

 Gerenciamento de Crises – Governança Corporativa – Gestão de Riscos - LGPD (Teoria e Prática)

 09 e 10 de junho de 2022 . 16 horas . Curitiba/PR

Cresce a pressão da sociedade para que os órgãos da administração pública ofereçam respostas para aumentar a transparência pública e para robustecer a sua governança interna contra atos ímprobos de seus funcionários.Em resposta, em um ambiente de escassez de recursos – muito em vista da Emenda Constitucional do Teto de Gastos –, a administração tem sido tentada a ampliar os seus controles e burocracias, a potencialmente aumentar a ineficiência das entregas e da prestação de serviços à sociedade.

Fato é que a solução para tal armadilha perpassa – sempre – pela profissionalização da gestão. Combater a corrupção é papel de toda a organização, em todos os seus níveis. Os praticantes dos mais diversos atos administrativos hão de ter o conhecimento e o ferramental necessário para, sem engessar a administração, produzir resultados sem desguarnecer os controles preventivos contra as fraudes; SOB PENA DE RESPONSABILIDADE, em eventual falta de diligência!

Recentemente vieram à tona do dia-a-dia administrativo algumas peças-chave no controle e prevenção contra a corrupção: A Lei 12.846/2013, O Decreto 9.203/2017 e a Portaria-CGU 1.089/2018 – os chamados “Lei Anticorrupção”, “Decreto da Governança” e “Portaria da Integridade”. Afora conceitos cada vez mais presentes como o COMPLIANCE, a GESTÃO DA ÉTICA, o DUE DILIGENCE e a GESTÃO DE RISCOS, dentre tantos outros.

Nesse universo de riscos e “conformidades”, não menos importante é a Lei Geral de Proteção de Dados – Lei 13.709/2018 –, dispondo sobre a proteção de dados pessoais exigindo controles e cautelas dos administradores, a invariavelmente tratar dados de terceiros na performance de seus negócios públicos, seja na administração direta ou na indireta.

O presente curso oferece uma resposta a essas questões. Trata-se de uma contextualização entre essas melhores práticas administrativas e o que se exige dos gestores em conhecê-las e aplicá-las, inclusive sob a lógica da teoria de responsabilização e perante os novos desafios da “Era Digital”.

É uma oportunidade para aprender e construir, à distância, PORÉM NA PRÁTICA, com de forma contextualizada, os principais conceitos e procedimentos necessários para a construção de programas de compliance e integridade, incluindo as tratativas de riscos frutos da (ainda) nova LGPD. Tanto a liderança organizacional pode se beneficiar da oficina, como os demais servidores – em todos os níveis – interessados em adotar as melhores práticas para diminuir a chance de ERROS E DESVIOS no seu setor, diminuindo as chances de responsabilidade pessoal.

Objetivos

  • Apresentar e desenvolver, de forma interativa, os principais conceitos e práticas para a construção e implementação de programas de compliance, integridade e prevenção contra a corrupção no ambiente organizacional.
  • Apresentar, tratar e oferecer respostas aos riscos organizacionais alçados pela Lei 13.709/2018 (LGPD)
  • Apresentar os fundamentos da responsabilização na administração pública, contextualizando o assunto com os deveres de aplicar as boas práticas de governança, compliance e integridade.
  • Apresentar a Lei Anticorrupção como uma ferramenta para o fortalecimento da integridade organizacional.
  • Apresentar e desenvolver as melhores práticas para diminuir a chance de erros e desvios em qualquer nível da organização, a impactar nos resultados organizacionais.
  • Apresentar e desmistificar os princípios de governança corporativa, liderança e de integridade pública e gestão da ética, contextualizando tais práticas administrativas com o dia-a-dia de trabalho.
  • Contextualizar o papel da TI no alcance das finalidades estratégicas, oferecendo as principais soluções para endereçar os riscos provenientes da LGPD.
  • Aplicar, no cotidiano, os conceitos internacionalmente reconhecidos no combate à fraude e à corrupção.

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Público-alvo

  • Colaboradores das Entidades do Sistema “S”.
  • Lideranças administrativas, servidores públicos interessados em conhecer o passo a passo para a implementação de programas de compliance e integridade, inclusive quanto ao disposto na Portaria–CGU 1.089/2018.
  • Dirigentes de Estatais, responsáveis pelos órgãos de controle interno.
  • Servidores públicos interessados em aprimorar a integridade da sua organização ou do seu setor.
  • Servidores de TI interessados em endereçar soluções para os novos desafios provenientes da LGPD.
  • Fiscais de contrato, para a promoção de melhorias dos processos de gestão contratual.
  • Membros de comissão de licitação e pregoeiros, para robustecimento e melhor gestão de risco dos processos licitatórios.
  • Consultores jurídicos, advogados e estudantes, interessados em conhecer nuanças da Lei 12.846/2013, do novo Decreto 9.203/2017 e da Portaria-CGU 1.089/2018.
  • Orçamentistas e tomadores de preços, para diminuição dos riscos dos processos de orçamento para compras, prestação de serviços e obras públicas.
  • Estudiosos no tema “Combate à Corrupção” e Compliance.


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Palestrantes

Rafael Jardim Cavalcante

Auditor Federal de Controle Externo, é o atual Secretário de Combate à Corrupção do TCU. Coautor dos livros "Obras Públicas: comentários à jurisprudência do TCU" - 3ª Edição, "O RDC e a Contratação Integrada na prática", "Lei Anticorrupção e Temas de Compliance" e "O Controle da Administração Pública na Era Digital". No TCU desde 2005, foi também titular da Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura, unidade responsável pela condução dos processos relacionados à Operação Lava Jato. Foi ainda Diretor da área técnica responsável pela fiscalização de rodovias. Ocupou os cargos de Secretário de Fiscalização de Infraestrutura de Petróleo e também de Fiscalização de Obras de Energia. Coordenou as fiscalizações do TCU atinentes à Copa do Mundo de 2014. Na área de combate à corrupção e integridade, palestrou em eventos internacionais da ONU, OCDE, além de treinamentos para auditores das Controladorias Gerais de diversos países na América Latina. Palestrante e conferencista em temas afetos à engenharia de custos para o setor público, ao Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), Compliance, Integridade e a licitações e contratos de obras e serviços de engenharia. Formado em engenharia civil pela Universidade de Brasília, trabalhou por mais de dez anos na coordenação de projetos e execução de obras na iniciativa privada.

Investimento

Presencial R$ 4.190,00 | Online R$ 2.990,00


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Materiais inclusos

PRESENCIAL

Incluso: 02 almoços, 04 Coffee break, Material didático com conteúdo exclusivo e *Certificado com carga horária de 16 horas.

Local do Treinamento

Em definição pelo Grupo Premier     

ONLINE

Incluso: Apostila com conteúdo exclusivo em seu e-mail e *Certificado com carga horária de 16 horas. (Ambos no formato PDF).

     

Programação

Dia 09 – Quinta-feira - Professor Rafael Jardim

08h30 às 12h30

 

PROGRAMA DE INTEGRIDADE PARA O SETOR PÚBLICO

Noções gerais de governança corporativa

Lei 6.404/66 e sua relação com o Decreto 9.203/2016

Princípios fundamentais da governança pública e sua relação com a integridade

Relação entre governança e gestão de riscos

Definição de riscos de integridade

Definição de integridade

Definição moderna de corrupção (ONU, OCDE e Transparência Internacional)

Combate à corrupção: 3 pilares

Teoria de Cressey

Controle preventivo x controles repressivos: soft e hard controls

Funções gerais da integridade corporativa no setor público: Decreto 8.420/2013

Integridade x Compliance: nuanças e diferenças

Relação entre responsabilidade corporativa e integridade

As 10 dimensões de integridade/compliance:

Transparência e accountability

Tom do Topo

Gestão de riscos

Controles Internos

Código de Conduta

Treinamento e comunicação

Ouvidoria

Investigações Internas

Due Diligence

Auditoria e Monitoramento

 

A TEORIA DA MUDANÇA E A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTEGRIDADE

O compliance de papel

Desafios do processo de mudança e condições para o sucesso de mudança de cultural

Teorias de trilhas para a mudança          

Situação atual x situação desejada

Metodologia de Lewin

Metodologia de Kotter

 

Dia 09 – Quinta-feira - Professor: Marcos Assi

14h às 18h

 

GESTÃO DE RISCOS

Definição de avaliação de riscos

Particularidades da avaliação de riscos de compliance

COSO ERM 2017

ISO 31000:2018

Auditorias baseadas em riscos, segundo o TCU

Identificação, tratamento, priorização, resposta e monitoramento de riscos

Gestão de Continuidade e Gerenciamento de Crises

 

CONTROLES INTERNOS

Definição de controles internos

Controles internos do COSO 2013

Controles internos, na prática, e sua relação com governança e alcance de resultados

Diferença entre área de controle interno, auditoria interna, compliance e gestão de riscos (Diagrama de Assi)

Mapeamento de processos operacionais

 

Dia 10 – Quinta-feira - Professor: Edson Costa

08h30 às 12h30

 

LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados

Da teoria:

Abrangência da Lei 13.709/2018

Relação da LGPD com compliance e integridade

Princípios aplicáveis à LGPD

Principais conceitos da Lei 13.709/2018

Dados pessoais sensíveis

Dados pessoais de crianças e adolescentes

Tratamento de dados pessoais: conceito de “tratamento”

Papéis de responsabilidades das pessoas jurídicas e naturais que operam o tratamento de dados: Titular; Encarregado; Controlador; Operador; e, ANPD.

Hipóteses de tratamento de dados pessoais

Direitos do titular de dados pessoais

Tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes

LGPD no poder público

 

14h às 18h

LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados

Da prática:

Modelo de governança da LGPD

Boas práticas

Gestão de riscos de LGPD

Relatório das Operações de Tratamento de Dados Pessoais (ROPA - Record of Processing Activities)

Gap Analisys

Relatório de Impacto à Proteção de Dados Pessoais (RIPDP)

Análise de Contratações de Serviços e Produtos (O que olhar no Contrato)

Carga Horária: 16 horas

Horário: Das 08h30 às 12h30 | Das 14h às 18h

 

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                 30 DE JUNHO A 02 DE JULHO DE 2025 . 24 HORAS

Não bastasse a complexidade intrínseca de se planejar, licitar, contratar e fiscalizar obras e serviços de engenharia no setor público, o Poder Judiciário possui particularidades próprias que precisam ser individualmente discutidas e tratadas.

A grande quantidade de demandas e imóveis a cuidar, afora novas unidades em construção – frente a uma equipe limitadas de servidores lotados nas unidades de engenharia e arquitetura – impõem um risco muito próprio na maneira como se planeja, se licita e se fiscaliza essas empreitadas.

O próprio planejamento conta com um rito particular nas Resoluções CNJ 114/2010 e CSJT 70/2010, coma dinâmica única de governança e aprovação, com programas de necessidades são regrados por uma regulamentação igualmente sui generis. A dinâmica decisória, com gestões formadas, via de regra, de dois em dois anos, exigem um planejamento singular.

A fragmentação de demandas – ou, de outro lado, a não rara realização de obras de vulto – tornam igualmente diferente as formas de orçar e receber os serviços, tanto em obras em andamento, como (principalmente) as ordens de serviço prevenientes da manutenção predial.

Enfim, frente a um grande espaço de aprendizado e debate, um seminário montado especialmente para servidores do poder judiciário que militam nas áreas de engenharia e arquitetura – sem esquecer dos consultores jurídicos e demais agentes que trabalham nas licitações, contratos e controle interno. Imperdível.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

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Auditando o Processo de Contratações de TI - Identificando falhas e riscos relevantes

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 AUDITANDO O PROCESSO DE CONTRATAÇÕES DE TI

 Identificando falhas e riscos relevantes

 23 A 25 DE JUNHO DE 2025 . 24 HORAS

Determinadas falhas nas aquisições de TI implicam custos e riscos significativos ao processo de contratações, aos projetos, aos responsáveis, e, sobretudo, ao interesse público. Embora nenhum processo seja infalível, a adoção de medidas preventivas pode aprimorar as contratações públicas de forma a reduzir prejuízos, atrasos, desentendimentos e disputas jurídicas em torno das aquisições.

A auditoria do processo de contratações de TI pode colaborar neste processo. Ao conhecer falhas comuns e recorrentes em contratações, o auditor ou responsável pela avaliação das contratações estará melhor habilitado a avaliar os controles necessários para mitigar os riscos existentes no processo, aplicando aos casos concretos os critérios previstos na legislação e na jurisprudência.

O curso orienta o participante quanto à avaliação de contratações de bens e serviços de TI, capacitando-o quanto aos fundamentos para identificar os riscos relevantes destas contratações, a partir do conhecimento das principais falhas.

Por meio de casos práticos, são apresentados e discutidos o contexto e as principais falhas de cada fase do processo de contratação de tecnologia da informação. Nesta dinâmica, os participantes são convidados a praticar os conceitos apresentados, avaliando artefatos de contratações hipotéticas e apresentando os resultados.

 

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

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Inteligência Emocional e Oratória

Desenvolvendo habilidades de autoconhecimento, controle emocional e gestão de emoções para melhorar o bem-estar pessoal e o relacionamento interpessoal

27 DE JUNHO DE 2025 . ONLINE . 08 HORAS

A inteligência emocional é uma habilidade fundamental que se relaciona diretamente com a oratória e pode influenciar significativamente o sucesso de um orador. A inteligência emocional envolve a capacidade de compreender e gerenciar as próprias emoções, bem como a habilidade de reconhecer e lidar adequadamente com as emoções dos outros.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

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Planejamento e Execução de Obras Públicas nos Regimes de Contratação Integrada e Semi-Integrada - Conteúdo baseado nas Leis 12.462/2011 (revogada), 14.133/2021 e Lei 13.303/2016

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CURSO HÍBRIDO

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS NOS REGIMES DE CONTRATAÇÃO INTEGRADA E SEMI-INTEGRADA  

Conteúdo baseado nas Leis 12.462/2011 (revogada), 14.133/2021 e Lei 13.303/2016

30 DE JUNHO E 1º DE JULHO DE 2025 . CURITIBA . PR . 16 HORAS

A Lei das Estatais, Lei 13.303/2016, estabeleceu novas regras para licitações conduzidas pelas empresas públicas e sociedades de economia mista. As normas são obrigatórias desde julho/2018 para todas as estatais das três esferas da federação, inclusive as suas sociedades de propósito específico.

Além da contratação semi-integrada, o recém instituído regime licitatório das empresas estatais trouxe uma série de inovações em relação à Lei 8.666/93, tais como novos critérios de julgamento, remuneração variável vinculada ao desempenho do contratado e a contratação integrada, regime de execução contratual que já era utilizado no RDC e que compreende a elaboração e o desenvolvimento dos projetos básico e executivo, a execução de obras e serviços de engenharia, bem como todas as demais operações necessárias para a entrega final do objeto.

As contratações integradas e semi-integradas são modalidade de contratação em que a realização de aditamentos contratuais tem regras mais rígidas, pois os riscos decorrentes de fatos supervenientes à contratação associados à escolha da solução de projeto básico pela contratante deverão ser alocados ao contratado na matriz de riscos, instrumento que define os riscos e responsabilidades entre as partes e sintetiza o equilíbrio econômico-financeiro inicial do contrato, em termos de ônus financeiro decorrente de eventos supervenientes à contratação.

Nesses dois regimes de execução contratual, o projeto básico poderá ser alterado, desde que demonstrada a superioridade das inovações em termos de redução de custos, de aumento da qualidade, de redução do prazo de execução e de facilidade de manutenção ou operação. Assim, há intenção do legislador de permitir um maior grau de flexibilidade à licitação, possibilitando absorver técnicas inovadoras e remetendo determinados riscos ao construtor. Portanto, o particular terá maior responsabilidade na execução do objeto, assumindo os riscos de atividades que podem ser mais bem desempenhadas pela iniciativa privada.

A nova Lei 14.133/2021 também trouxe a possibilidade do emprego dos regimes de contratação integrada e semi-integrada, mas com algumas alterações em relação ao RDC e à Lei das Estatais.

Todas as peculiaridades das contratações semi-integradas e integradas criam um novo paradigma de atuação para os agentes públicos, exigindo obrigatoriamente a análise de uma matriz de riscos e de um documento técnico disciplinando que parcelas do empreendimento em que haverá liberdade ou não para as contratadas adotarem soluções e metodologias diferenciadas de execução.

A matriz de riscos, obrigatória nas contratações integradas e semi-integradas, dever conter, no mínimo, as seguintes informações: 

  1. a) listagem de possíveis eventos supervenientes à assinatura do contrato, impactantes no equilíbrio econômico-financeiro da avença, e previsão de eventual necessidade de prolação de termo aditivo quando de sua ocorrência; 
  2. b) estabelecimento preciso das frações do objeto em que haverá liberdade das contratadas para inovar em soluções metodológicas ou tecnológicas, em obrigações de resultado, em termos de modificação das soluções previamente delineadas no anteprojeto ou no projeto básico da licitação; 
  3. c) estabelecimento preciso das frações do objeto em que não haverá liberdade das contratadas para inovar em soluções metodológicas ou tecnológicas, em obrigações de meio, devendo haver obrigação de identidade entre a execução e a solução pré-definida no anteprojeto ou no projeto básico da licitação.

Assim, dispositivos da Leis 14.133/2021 e 13.303/2016 vedam terminantemente a celebração de aditivos decorrentes de eventos supervenientes alocados, na matriz de riscos, como de responsabilidade da contratada.

A análise dos projetos desenvolvidos pela contratada nos dois regimes também possui nuances a serem consideradas pelos órgãos de controle.

Ante o exposto, o presente curso detalhará o planejamento e a fiscalização de obras públicas executadas nos referidos regimes de execução. A abordagem do curso, além de fazer um paralelo entre as Leis do RDC, 13.303/2016 e 14.133/2021, será essencialmente prática, baseada na exposição de estudos de casos de empreendimentos auditados pelo TCU.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

30 à 01 de Julho de 2025

Saiba mais

Encontro sobre aplicações práticas de IA no planejamento e execução de Obras Públicas - Elaboração de Artefatos e Análise Documental em Licitações e Contratos de Obras com Inteligência Artificial

10 à 11 de Julho de 2025

Encontro sobre aplicações práticas de IA no planejamento e execução de Obras Públicas - Elaboração de Artefatos e Análise Documental em Licitações e Contratos de Obras com Inteligência Artificial

CURSO ONLINE

ENCONTRO SOBRE APLICAÇÕES PRÁTICAS DE IA NO PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS  

Elaboração de Artefatos e Análise Documental em Licitações e Contratos de Obras Com Inteligência Artificial

 

10 E 11 DE JULHO DE 2025 . 16 HORAS

A inteligência artificial (IA) pode ser comparada a marcos civilizatórios como a Revolução Industrial, a invenção da agricultura e o domínio do fogo pela humanidade, pois cada um desses eventos redefiniu profundamente a trajetória da espécie humana, alterando paradigmas econômicos, sociais e tecnológicos.

Assim como a domesticação do fogo deu à humanidade o poder de moldar o ambiente e garantir a sobrevivência, e a agricultura possibilitou a transição de sociedades nômades para civilizações organizadas, a IA inaugura uma nova era de transformação, potencializando a capacidade de processar informações, resolver problemas e criar inovações de forma automatizada. Na Revolução Industrial, a introdução de máquinas substituiu o trabalho humano em larga escala, trazendo prosperidade e novos desafios; de forma análoga, a IA automatiza tarefas cognitivas, ampliando horizontes, mas também exigindo reflexões éticas e adaptações no mercado de trabalho.

Esses eventos, em sua essência, representam saltos exponenciais no controle e no uso de recursos naturais ou intelectuais, sendo a IA a culminação de séculos de busca pelo aprimoramento tecnológico, equiparando-se como um dos marcos fundamentais da evolução humana.

Portanto, não perca mais tempo e descubra como a Inteligência Artificial está transformando a gestão de obras públicas! O treinamento ora proposto, de 16 horas-aula, foi cuidadosamente elaborado para capacitar profissionais do setor público e privado a utilizar as ferramentas de IA disponíveis para a otimização de processos fundamentais como planejamento, orçamentação e fiscalização de obras.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

10 à 11 de Julho de 2025

Saiba mais

Governança, Gestão de Riscos e Compliance: Uma abordagem teórica e prática na Administração Pública

29 à 31 de Julho de 2025

Governança, Gestão de Riscos e Compliance: Uma abordagem teórica e prática na Administração Pública

Curso Online

GOVERNANÇA, GESTÃO DE RISCOS E COMPLIANCE:

Com ênfase em Proteção de Dados e segurança da informação

Uma abordagem teórica e prática na Administração Pública

29 A 31 DE JULHO DE 2025 .  ONLINE . 20 HORAS 

O curso oferece uma formação direcionada às necessidades atuais do setor público. Destinado a servidores e gestores, aborda de forma integrada os conceitos e práticas de governança, gestão de riscos e compliance, alinhando conhecimentos teóricos à aplicação prática.

A governança pública é tratada como um pilar essencial para a transparência e efetividade das organizações públicas, sendo complementada pelo desenvolvimento de competências em gestão de riscos e compliance, fundamentais para garantir integridade, mitigar falhas e promover responsabilidade administrativa. Com conteúdo atualizados e alinhados a normativos relevantes como a ISO 31000:2018, a LGPD e a Lei Anticorrupção, o curso capacita os participantes a atuarem de forma estratégica e ética na Administração Pública.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

29 à 31 de Julho de 2025

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Estudo/Elaboração da Planilha de Custos e Formação de Preços Repactuação/Reajuste e Análise de Julgamento da Exequibilidade da Planilha no Pregão

04 à 08 de Agosto de 2025

Estudo/Elaboração da Planilha de Custos e Formação de Preços Repactuação/Reajuste e Análise de Julgamento da Exequibilidade da Planilha no Pregão

Estudo/Elaboração da Planilha de Custos e Formação de Preços

Repactuação/Reajuste e Análise

Julgamento da Exequibilidade da Planilha no Pregão

Instrução Normativa Nº 05/17-SEGES/MPOG

Lei Nº 14.133/21 – Nova Lei de Licitações e Contratos e Regulamentos do Sistema S

04 a 08 de agosto de 2025 . Online . 24 Horas

A Instrução Normativa nº 05 de 26 de maio de 2017, expedida pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, atual Ministério da Economia, evidencia-se como um dos dispositivos mais eficazes na terceirização de serviços com dedicação exclusiva, seja para contratos continuados ou por escopo, inclusive chancelada para Lei nº 14.133/21 através da Instrução Normativa SEGES/ME nº 98, de 26 de dezembro de 2022 que determina sua adoção para contratação de serviços sob o regime de execução indireta no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional.

Com uma abordagem prática-objetiva o curso apresenta a fundamentação e memória de cálculo para cada Módulo da Planilha, além de “Casos e Temas” de fundamental importância, não apenas na formação dos preços, como também, para os ETP pela projeção de riscos e procedimentos de análise de exequibilidade, na gestão dos custos pelo Setor de Contratos e pelos agentes da fiscalização: gestores e fiscais técnicos e administrativos

Durante o curso serão informados e comparados os novos conceitos, definições e aperfeiçoamentos previstos para a Nova Lei de Licitações e Contratos no que concerne aos temas abordados.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

04 à 08 de Agosto de 2025

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Pesquisa de Preços para Contratação de TIC

07 à 08 de Agosto de 2025

Pesquisa de Preços para Contratação de TIC

CURSO ONLINE

Pesquisa de preços para contrataçao de TIC

07 E 08 DE AGOSTO DE 2025 . 16 HORAS  

A capacitação proposta atende à necessidade de aperfeiçoamento do público-alvo em temas e questões atinentes a Pesquisa de Preços para Contratações de TIC, em consonância com os referenciais normativos mais atualizados que regem o tema, proporcionando reflexões e consolidação de conhecimentos, e assim assegurando exercício competente de atribuições dos agentes públicos envolvidos.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

07 à 08 de Agosto de 2025

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Benefícios Previdenciários para Servidores Públicos - Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)

27 à 27 de Agosto de 2025

Benefícios Previdenciários para Servidores Públicos - Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)

CURSO ONLINE

BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS PARA SERVIDORES PÚBLICOS

Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)

05 DE AGOSTO DE 2025 . ONLINE . 08 HORAS

 

Apresentar aos participantes, de forma prática e didática, as principais novidades e alterações ocorridas na legislação do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, com ênfase nas novas regras contidas na Emenda Constitucional 103/2019 e na Portaria MTP 1.567/2022, que serviram como base para as reformas da previdência dos demais entes federativos.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

27 à 27 de Agosto de 2025

Saiba mais

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