Formação de Fiscais de Contratos

11 à 13 de Dezembro de 2024

inscreva-se

Sobre o curso

Curso Online 

FORMAÇÃO DE FISCAIS DE CONTRATOS 

11 a 13 de dezembro de 2024 . 24 horas

A Lei nº 14.133, de 2021, trouxe diversas inovações a respeito dos contratos administrativos. Novos prazos, novos aspectos específicos dos atos de gestão e fiscalização, novos parâmetros para manutenção do equilíbrio da equação econômico-financeira, inovações em relação à possibilidade de manutenção contratual ainda que diante de impropriedades e ilegalidades, novas sanções que podem/devem ser aplicadas. Enfim, um grande cabedal de instrumentos que vão possibilitar o melhor desenvolvimento dos processos de contratação, especialmente na fase de execução contratual.

É indispensável que os servidores públicos estejam preparados para a aplicação dos novos instrumentos, de forma a melhor substancialmente a qualidade e os resultados dos processos de contratação, pois a Lei fala especificamente na atuação de servidores devidamente qualificados, com parte de um conjunto de governança, missão atribuída especificamente aos mais altos gestores públicos.

O presente treinamento objetiva analisar detida e detalhadamente a fase de execução contratual, possibilitando um melhor aproveitamento das disposições do novo marco legal, especificamente em relação à atuação de gestores e de fiscais.  

Objetivos

Preparar os servidores para a correta e adequada utilização da nova Lei nº 14.133, de 2021, especificamente em relação à execução dos contratos administrativos, destacando os seus aspectos positivos e as novidades que podem propiciar os melhores resultados.

inscreva-se

Público-alvo

Todos os servidores que trabalham no processo de contratação, desde a fase de planejamento até a fase de execução contratual, incluindo membros do órgão de consultoria jurídica, membros do controle interno, servidores das áreas de licitações e contratos, pregoeiros, membros de comissão de licitação, fiscais e gestores de contratos administrativos e ordenadores de despesas.


×

Palestrante

Paulo Sergio Monteiro Reis

Engenheiro civil e advogado, com experiência de mais de 47 anos na administração pública, direta e indireta, onde exerceu cargos como Diretor do Departamento de Engenharia, Diretor-Geral de Tribunal Eleitoral, Assessor Especial da Presidência de Tribunal de Justiça, Diretor de Controle Interno, Presidente de Comissão Permanente de Licitações e Pregoeiro, entre outros. É coautor do livro LICITAÇÕES PÚBLICAS – HOMENAGEM AO JURISTA JORGE ULISSES JACOBY FERNANDES, sendo autor de mais de uma centena de artigos nas melhores publicações do ramo. Ministra cursos sobre licitações e contratos administrativos em todos os seus enfoques. Recentemente participou do lançamento do livro “101 dicas sobre o pregão”.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5262510185234150  

Investimento

R$ 2.390,00 (por participante)


inscreva-se

Materiais inclusos

Incluso: Apostila com conteúdo exclusivo do curso em seu e-mail e *Certificado com carga horária (Ambos no formato PDF).

*O curso será realizado em ambiente virtual ao vivo, por meio da plataforma de videoconferência Zoom e com interatividade em tempo real entre a turma e o professor. Considerando o formato do curso e com o objetivo de promover uma experiência interativa e proveitosa de aprendizagem, recomendamos:

- A utilização de fones de ouvido, microfone e webcam (deixando-a aberta durante o curso, opcionalmente);

- Boa conexão com a internet (de preferência por cabo) e navegador atualizado (Google Chrome, preferencialmente).

**A Premier Treinamentos reserva-se ao direito de não realizar este evento por motivo operacional ou por falta de quórum, obrigando-se a comunicar tal fato aos inscritos

Programação

  • As regras da Lei nº 14.133, de 2021 e sua aplicação nos contratos administrativos
  • Vigência e produção de efeitos da nova Lei
  • Como ficam os contratos firmados sob a égide da Lei nº 8.666/1993
  • Contrato administrativo: diferenças em relação ao contrato da administração; regime jurídico a ser adotado; o que são as cláusulas exorbitantes
  • Regras básicas para o contrato administrativo e para a fiscalização
  • Prazos dos contratos administrativos de acordo com a nova Lei: quais as diferenças entre prazo de vigência e prazo de execução? Como estabelecer esses prazos? Como tratar a possibilidade de prorrogação dos dois prazos?
  • As regras específicas para os contratos de serviços e de fornecimentos continuados; quando o objeto pode ser considerado contínuo; possibilidade de adoção de parâmetros utilizados em outros Municípios
  • Equação econômico-financeira: o que significa equilíbrio da equação econômico-financeira; como e quando será necessário realizar o reequilíbrio; quais as diferenças entre reajustamento, repactuação e revisão; quais as características específicas de cada instituto; quais os prazos a serem atendidos; como se faz a contagem desses prazos
  • Reajustamento: regras legais específicas a serem atendidas; é possível contratar com preço fixo? A concessão automática do reajustamento; quem faz o cálculo e quem defere; como deve ser formalizado o reajustamento; como fica o reajustamento diante de atrasos na execução; em que situações o reajustamento pode deixar de ser aplicado; qual a data base a ser adotada para o reajustamento
  • Repactuação: quais as diferenças em relação ao reajustamento; quando pode ser adotada a repactuação; a desvinculação em relação a índices de preços; qual o marco inicial a ser adotado; quais os prazos máximos para que o contratado faça a solicitação; quais os documentos que devem ser apresentados
  • Revisão: como aplicar; a revisão existe em todos os contratos? Existem prazos mínimos para a concessão da revisão? Quantas revisões podem ser concedidas em cada ano de contrato?
  • Fiscalização e gestão dos contratos: quais as regras a serem atendidas para a designação dos fiscais; quais os riscos da atuação sem designação; quantos fiscais devem ser designados; existe ou não a necessidade de designação de substitutos; quem pode ser designado fiscal; fiscalização como atividade de resultado e os riscos da má fiscalização
  • Necessidade de conhecimento do objeto e de disponibilidade de tempo
  • Possibilidade de contratação de auxílio à fiscalização e regras a serem observadas
  • Quem é o Gestor do contrato; quais as diferenças entre as atuações do gestor e dos fiscais; obrigatoriedade da designação; competências do gestor e dos fiscais
  • Aplicação do princípio da segregação de funções: posicionamento dos Tribunais de Contas em relação ao assunto; vedações a serem observadas
  • A necessidade do preposto do contratado nos contratos de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra; o relacionamento entre a administração e a contratada, especialmente em relação aos empregados desta; quantos prepostos devem ser designados
  • Necessidade de qualificação dos fiscais; quantidade máxima de contratos que cada servidor consegue fiscalizar; possibilidade de recusa da indicação; necessidade de registro formal de seu posicionamento
  • Cautelas a serem adotadas pela fiscalização nos contratos de terceirização de serviços; responsabilização subsidiária e solidária da administração; as regras vigentes na justiça trabalhista; quais os documentos que podem/devem ser exigidos da contratada; possibilidade de retenção de pagamentos devidos e o enriquecimento ilícito; posicionamentos do TCU e do STJ
  • Quais são as principais obrigações dos fiscais? Como será a atuação do fiscal de contratos de acordo com a mais recente jurisprudência do TCU? Quais as obrigações da administração? O que é o registro de atos e fatos relevantes? Quais as novidades da nova Lei?
  • Possibilidade de contratação de acompanhamento da fiscalização
  • Hierarquia de poder entre fiscais e gestor do contrato; como deve ser formalizado esse relacionamento
  • Conhecimento do objeto da contratação pelo fiscal. Quais os documentos que o fiscal deve exigir ao receber a designação? Quais as tarefas a serem executadas em cada momento da execução contratual (mensalmente, anualmente, no momento da admissão de novos empregados e ao final da execução)? Como se faz a fiscalização por amostragem? O que deve ser cobrado dos empregados da contratada? Em quais momentos?
  • Quais os documentos a serem exigidos da contratada, no início da execução, mensalmente e anualmente?
  • O que é o Instrumento de Medição de Resultados? Como aplicá-lo? É cabível em todos os contratos de prestação de serviços? E no caso de fornecimentos?
  • O que significa Gestão de Riscos? Como a gestão de riscos deve ser aplicada? Qual a importância da matriz de risco?
  • Como aplicar a questão da abertura e gerenciamento de conta-vinculada? Quais são as parcelas que devem ser depositadas nessa conta? Como deve agir a administração para a abertura da conta?
  • O que é Pagamento por Fato Gerador? Quais as diferenças em relação à conta vinculada? O PFG já pode ser aplicado?
  • Controle das alterações contratuais: acréscimos e supressões: a quem cabe a iniciativa das alterações? Como deve agir o fiscal se a formalização da alteração estiver muito demorada? Ele pode mandar executar os serviços? Quais os limites que podem ser utilizados? Como calcular esses limites?
  • Cuidados a serem observados no pagamento de faturas: quais são os documentos que devem ser exigidos pela administração? A administração pode reter pagamentos por ausência de documentos? Como constatar se o contratado está cumprindo suas obrigações trabalhistas? Qual a efetiva responsabilidade da administração nos contratos administrativos?
  • Quais são as possibilidades de glosa e de retenção de pagamento por ocasião da apresentação da fatura? Quais as possibilidades de pagamento diretamente aos empregados da contratada e do depósito do valor na Justiça do Trabalho?
  • Formas de extinção de um contrato administrativo: características da extinção e da rescisão.
  • Recebimento provisório e definitivo do objeto: o que deve ser obrigatoriamente exigido do contratado para a formalização dos recebimentos? Com o recebimento definitivo do objeto cessam as responsabilidades do contratado? Se surgirem problemas no objeto após o recebimento definitivo, como deve agir a administração?
  • Inexecução do contrato: possibilidade de rescisão unilateral ou por acordo entre as partes; a possibilidade de rescisão judicial
  • As hipóteses de nulidade e de revogação do contrato; a anulação é obrigatória sempre que constatada alguma irregularidade?
  • Sanções aplicáveis aos contratos administrativos: a aplicação de sanções é ato discricionário ou vinculado? Pode a administração deixar de aplicar penalidades em função do comportamento pretérito do contratado? Qual o posicionamento do TCU em relação ao assunto? A aplicação de penalidades em determinado contrato pode trazer consequências ao punido em relação a outros contratos?
  • Necessidade de expressa previsão no ato convocatório; qual a diferença entre multa moratória e multa compensatória? A administração pode aplicar as duas espécies? Em que situações? Qual o entendimento do poder judiciário em relação ao assunto?
  • Quais os limites para aplicação de penalidades pecuniárias? Qual o normativo legal a ser observado?
  • Como deve agir a administração diante da ocorrência de irregularidades na documentação da contratada; é possível manter em execução o contrato?
  • As regras para pagamento: o recebimento provisório e o recebimento definitivo; possibilidades de retenção de pagamento; regras a serem observadas

Carga horária: 20 (vinte) horas 

Dias 11 e 12/12 - Das 08h30 às 12h30 | 13h30 às 17h30

Dia 13/12 - Das 08h30 às 12h30

Indique um amigo

FICHA DE INSCRIÇÃO

Preencha as informações abaixo para inscrever-se!

Cursos Realizados

Servidores Capacitados

Órgãos Públicos Atendidos

Temas ofertados

Nós podemos ligar para você!

Dúvidas ou quer saber mais sobre nossos treinamentos InCompany?

Entre em contato conosco!

Cursos relacionados

Novas Regras para Contratação de Obras Públicas Sob a Ótica da Lei Nº 14.133/2021

06 à 07 de Fevereiro de 2025

Novas Regras para Contratação de Obras Públicas Sob a Ótica da Lei Nº 14.133/2021

Curso Online

 NOVAS REGRAS PARA CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS SOB A ÓTICA DA LEI Nº 14.133/2021

Da fase preparatória à fiscalização contratual, com a utilização dos novos artefatos de inteligência artificial 

As cautelas indispensáveis para obtenção de bons resultados . As exigências técnicas e jurídicas a serem cumpridas 

06 e 07 de Fevereiro de 2025 . 16 horas 

As obras públicas sempre representaram um anseio dos gestores e uma necessidade da sociedade. Por envolverem recursos elevados, por outro lado, estão sempre sob os olhares atentos dos órgãos de controle, para evitar desvios de conduta que podem gerar enormes prejuízos aos cofres públicos.

Com o advento da Lei nº 14.133, de 2021, diversas novas regras foram colocadas à disposição da administração pública, para contratação de obras e serviços de engenharia. É indispensável conhecê-las adequadamente, para que sejam bem aproveitadas e para que possam gerar contratações que efetivamente se revelem vantajosas para a coletividade. Sem um conhecimento adequado, as novas regras não produzirão bons resultados e continuarão causando impactos negativos, como obras inconclusas, incompletas, de baixa qualidade, que apenas oneram o erário.

Novos regimes de execução, novidades na fase preparatória, como o uso do BIM na elaboração de projetos, regras mais completas para a orçamentação, novidades na fase licitatória, especialização dos fiscais, são algumas das novidades que precisam ser conhecidas, para que se obtenha delas um resultado positivo, tanto na fase preparatória, como na realização do certame licitatório, como na gestão e fiscalização da execução contratual. Considerando o processo como um todo, além dos profissionais de engenharia e arquitetura, diversos outros servidores precisam estar envolvidos no processo, contribuindo decisivamente na fase de elaboração do programa de necessidade, na definição de valores disponíveis e no atendimento às regras legais.

Por outro lado, é inegável o avanço da utilização da inteligência artificial, no mundo inteiro, nos mais diversos segmentos de trabalho. Desde a fase de planejamento, com artefatos que ajudam na redação de documentos como caderno de encargo e especificações, além de ajudar na elaboração de cronograma físico-financeiro e eventograma, até a fase de gestão e fiscalização do controle, com a utilização de drones. De outra banda, é cada vez maior a utilização de metodologias do tipo BIM, especialmente na fase de elaboração de projetos.

O presente Curso tem a finalidade de preparar os servidores da administração para a boa condução dos processos de contratação e execução de obras públicas, desde a fase de planejamento até o encerramento da execução contratual, passando pela fase de realização do certame licitatório, sempre que possível com a utilização da inteligência artificial, examinando os aspectos técnicos e práticos a serem cumpridos e as novas regras da Lei nº 14.133/2021, tudo de acordo com a mais recente jurisprudência dos órgãos de controle.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

06 à 07 de Fevereiro de 2025

Saiba mais

Formação de Agentes de Contratação Pregoeiros e Equipe de Apoio de Acordo com a Nova Lei de Licitações e Contratos Lei Nº 14.133/2021

11 à 14 de Fevereiro de 2025

Formação de Agentes de Contratação Pregoeiros e Equipe de Apoio de Acordo com a Nova Lei de Licitações e Contratos Lei Nº 14.133/2021

Curso Online

FORMAÇÃO DE AGENTES DE CONTRATAÇÃO PREGOEIROS E EQUIPE DE APOIO DE ACORDO COM A NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS LEI Nº 14.133/2021

11 A 14 DE FEVEREIRO DE 2025 . 20 HORAS

 

APRESENTAÇÃO
Com a promulgação da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos em 1º de abril de 2021, a gestão pública brasileira passa a operar em um novo marco legal, em substituição às Leis nº 8.666/1993 (Lei de Licitações), 10.520/2002 (Lei do Pregão) e 12.462/2011 (Regime Diferenciado de Contratações - RDC), além de abordar temas relacionados.

Apesar de ainda estar passando por um processo de maturação, ou seja, de compreensão das suas regras, a nova lei de licitações não deixa dúvida alguma quanto ao protagonismo que as licitações e contratações diretas eletrônicas tem no novo regime.

Portanto, torna-se imprescindível saber como as licitações eletrônicas estão estruturadas quanto ao pregão eletrônico, concorrência eletrônica e a dispensa eletrônica, especialmente no que se refere às suas principais características, para, em seguida, projetar as mudanças decorrentes da nova lei e também seus regulamentos, em especial a Instrução Normativa SEGES/ME nº73/2022.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

11 à 14 de Fevereiro de 2025

Saiba mais

Contratação Pública Internacional - Novos Desafios para o Setor Público, Incluindo Sistema S e Estatais

19 à 20 de Fevereiro de 2025

Contratação Pública Internacional - Novos Desafios para o Setor Público, Incluindo Sistema S e Estatais

Curso Híbrido

          CONTRATAÇÃO PÚBLICA INTERNACIONAL    

       Novos desafios para o Setor Público, Incluindo Sistema S e Estatais

19 e 20 de Fevereiro de 2025 . 16 horas . Curitiba/PR

A contratação internacional refere-se a acordos ou contratos celebrados entre partes que estão em diferentes países. Estes contratos são frequentemente utilizados para transações comerciais, projetos de infraestrutura, serviços, e outros tipos de parcerias que ultrapassam fronteiras nacionais. É essencial para facilitar o comércio internacional, investimentos e cooperação entre países, garantindo que as transações sejam realizadas de maneira clara e justa.Para o setor público há vários aspectos sensíveis, como a abertura de processos licitatórios para empresas estrangeiras, permitindo que participem de concorrências públicas e apresentem suas propostas, envolvendo a transparência nos processos e a conformidade com princípios éticos, que são essenciais para garantir a integridade das contratações.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

19 à 20 de Fevereiro de 2025

Saiba mais

Pesquisa de Preços para Contratação de TIC

26 à 28 de Março de 2025

Pesquisa de Preços para Contratação de TIC

Curso Online

PESQUISA DE PREÇOS PARA CONTRATAÇÃO DE TIC

26 a 28 de Março de 2025 . 09 horas  

A capacitação proposta atende à necessidade de aperfeiçoamento do público-alvo em temas e questões atinentes a Pesquisa de Preços para Contratações de TIC, em consonância com os referenciais normativos mais atualizados que regem o tema, proporcionando reflexões e consolidação de conhecimentos, e assim assegurando exercício competente de atribuições dos agentes públicos envolvidos.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

26 à 28 de Março de 2025

Saiba mais

Curso TRANSFEREGOV.BR (Portal SICONV e Plataforma + Brasil) Celebração, Execução, Acompanhamento e Prestação de Contas

27 à 28 de Março de 2025

Curso TRANSFEREGOV.BR (Portal SICONV e Plataforma + Brasil) Celebração, Execução, Acompanhamento e Prestação de Contas

Curso Híbrido

CURSO TRANSFEREGOV.BR (Portal SICONV e Plataforma + Brasil) Celebração, Execução, Acompanhamento e Prestação de Contas

27 e 28 de Março de 2025 . 16 horas 

O "Canvas de Gestão" é uma ferramenta que se assemelha ao Business Model Canvas (Canvas de Modelo de Negócios) e é usada para ajudar as organizações a visualizar e planejar sua estratégia de gestão de forma clara e concisa. Ele ajuda a definir os principais elementos de gestão de uma organização e a criar um plano de ação para alcançar metas e objetivos.

Abordagem por Papéis ao invés de Cargos

Na gestão de instrumentos de repasse é muito comum que poucos elementos desafiem diversos perfis ou atividades. A responsabilidade do Gestor de Convênios ou Gerente de Projetos é medida pela constatação de um resultado obtido, avaliando a realidade em curso e o potencial em curso. O conteúdo programático será desenvolvido com essa premissa, que os papéis que desenvolvemos em nossas atividades sempre são maiores que os determinados em planos e estatutos.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

27 à 28 de Março de 2025

Saiba mais

Orçamentação e Planejamento de Obras Públicas em BIM

09 à 11 de Abril de 2025

Orçamentação e Planejamento de Obras Públicas em BIM

Curso Presencial

ORÇAMENTAÇÃO E PLANEJAMENTO DE OBRAS PÚBLICAS EM BIM

09 A 11 DE ABRIL DE 2025 .  24 HORAS . CURITIBA. PR

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

09 à 11 de Abril de 2025

Saiba mais

LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - Legislação e implementação Prática

28 à 30 de Abril de 2025

LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - Legislação e implementação Prática

Curso Presencial

 LGPD

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

LEGISLAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO PRÁTICA

 28 A 30 DE ABRIL DE 2025 .  20 HORAS . BRASÍLIA . DF

Dados pessoais são todas as informações relacionadas a pessoa natural identificada ou identificável. Para cumprir as missões que a Lei e a Constituição determinam para a Administração Pública é inevitável que os agentes públicos tratem de dados pessoais.

Informações pessoais necessárias para a realização de cadastros, credenciamentos, ou para fruir de serviços ou atividades públicas são fornecidas e tratadas pelo Estado.

O controle da utilização destes dados é fundamental para a proteção contra o uso indevido, que possa produzir prejuízos ou qualquer efeito negativo para as titulares deles.

Por outro lado, o uso indevido de dados pessoais pela Administração Pública pode gerar a responsabilidade objetiva do Estado e a responsabilização pessoal dos agentes públicos.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, Lei Federal nº 13.709/2018, instituiu regras expressas de como deve ocorrer o tratamento de dados pessoais fornecidos por pessoas naturais, visando à proteção e salvaguarda dos usuários, inclusive pelo Poder Público.

A Lei também dispõe sobre o sistema de apuração de responsabilidade e aplicação de sanções pelo uso ilegal dos dados pessoais.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

28 à 30 de Abril de 2025

Saiba mais

Governança, Gestão de Riscos e Compliance: Uma abordagem teórica e prática na Administração Pública

07 à 09 de Maio de 2025

Governança, Gestão de Riscos e Compliance: Uma abordagem teórica e prática na Administração Pública

Curso Presencial

GOVERNANÇA, GESTÃO DE RISCOS E COMPLIANCE:

Uma abordagem teórica e prática na Administração Pública

07 A 09 DE MAIO DE 2025 .  20 HORAS . CURITIBA . PR

A administração pública direta e indireta está em constante xeque de produzir mais resultados, diante de um orçamento cada vez mais apertado. Mais recentemente, ainda, cresce a pressão para que aqueles entes ofereçam respostas para aumentar a performance e transparência de seus gastos e objetivos, o que é alcançado com o robustecimento da sua governança interna, inclusive em face de eventuais atos ímprobos de seus colaboradores. Em resposta, em um ambiente de escassez de recursos, existe tentação de ampliar os seus controles e burocracias, a potencialmente aumentar a ineficiência das entregas e da prestação da sua finalidade social. Fato é que a solução para tal armadilha perpassa – sempre – pela profissionalização da gestão. Concretizar entregas e combater a corrupção é papel de toda a organização, em todos os seus níveis. Os praticantes dos mais diversos atos administrativos hão de ter o conhecimento e o ferramental necessário para, sem engessar a administração, produzir resultados sem desguarnecer os controles preventivos; SOB PENA DE RESPONSABILIDADE! Em face, ainda, da crescente utilização do ferramental tecnológico no dia a dia administrativo, nesse universo de riscos e “conformidades”, não menos importante é a Lei Geral de Proteção de Dados – Lei 13.709/2018 –, dispondo sobre a proteção de dados pessoais exigindo controles e cautelas dos administradores, a invariavelmente tratar dados de terceiros na performance de seus negócios públicos, seja na administração direta ou na indireta. Igualmente relevante são os novos diplomas de licitações e contratos, com novas práticas e procedimentos administrativos, impondo um rápida adaptação na forma de planejar e gerir as contratações, como meio de alavancagem institucional.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

07 à 09 de Maio de 2025

Saiba mais

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

HostFirewall