Curso Completo de Suprimento de Fundos

17 à 20 de Fevereiro de 2025

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Sobre o curso

Curso Online

Curso Completo de Suprimento de Fundos

17 a 20 de Fevereiro de 2025 . 16 horas

Para que a Administração Pública obtenha o dinamismo necessário e o perfeito desempenho de suas atividades, nas áreas de Execução Orçamentária, Financeira, Patrimonial e Contábil, e por se tratarem de áreas de grande relevância para a gestão de recursos públicos e a tomada de decisões, torna-se necessária a busca permanente de capacitação e aprimoramento dos servidores públicos. A matéria será abordada levando-se em conta casos práticos do dia a dia das empresas, como reajustamento da base de cálculo para fins de retenção, pagamento a um prestador mais de uma vez no mês, seja ela pessoa física ou jurídica e contabilizações.

 

Objetivos

O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) é uma das mais abrangentes ferramentas para o acompanhamento e o controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial conhecidos no mundo. Dentro desse ambiente de informações, insere-se uma espécie de despesa pública amplamente utilizada e que merece destaque nos termos da administração pública federal. Trata-se do suprimento de fundos. Seus mecanismos permitem uma execução financeira adaptada à celeridade e tempestividade exigidas por algumas despesas da União.

Portanto, conhecer os casos de despesa envolvidos, os meios de pagamento existentes, com destaque às rotinas relacionadas ao Cartão de Pagamento do Governo Federal (CPGF), os agentes públicos capacitados a desenvolver tal despesa, as responsabilidades inerentes aos supridos e ordenadores, as vantagens e restrições do processo e o controle exigido pela legislação vigente no tocante à prestação de contas são assuntos que permitem aos usuários do suprimento de fundos atender aos anseios de seu cliente maior, a sociedade, sem comprometer a obediência aos princípios da legalidade, moralidade, economicidade, eficiência e tantos outros que norteiam a execução orçamentária, financeira e contábil do Governo Federal. Sendo assim, esse curso objetiva apresentar as regras do processo de suprimento de fundos e avaliar casos práticos decorrentes desse tipo de despesa.

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Público-alvo

Destina-se atender, prioritariamente, a responsáveis financeiros e técnicos envolvidos nas ações de execução, acompanhamento e controle da rotina relativa às despesas com suprimento de fundos, com ênfase na adequada utilização da ferramenta Cartão de Pagamento do Governo Federal – CPGF.


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Palestrante

PALESTRANTE PREMIER

PALESTRANTE PREMIER 

Investimento

R$ 2.190,00 (Dois mil cento e noventa reais) por p


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Materiais inclusos

Incluso: Apostila com conteúdo exclusivo do curso em seu e-mail e *Certificado com carga horária (Ambos no formato PDF).

*O curso será realizado em ambiente virtual ao vivo, por meio da plataforma de videoconferência Zoom e com interatividade em tempo real entre a turma e o professor. Considerando o formato do curso e com o objetivo de promover uma experiência interativa e proveitosa de aprendizagem, recomendamos:

- A utilização de fones de ouvido, microfone e webcam (deixando-a aberta durante o curso, opcionalmente);

- Boa conexão com a internet (de preferência por cabo) e navegador atualizado (Google Chrome, preferencialmente).

**A Premier Treinamentos reserva-se ao direito de não realizar este evento por motivo operacional ou por falta de quórum, obrigando-se a comunicar tal fato aos inscritos

Programação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – PROGRAMAÇÃO

MÓDULO I – CONCESSÃO DE SUPRIMENTO DE FUNDOS

1. Concessão de Suprimento de Fundos:

  • O que é suprimento de fundos;
  • Forma de movimentação do suprimento de fundos;
  • O papel do ordenador de despesas;
  • As despesas realizáveis por suprimento de fundos;
  • Restrições à concessão de suprimento de fundos;
  • Regras gerais para a concessão;
  • Limites orçamentários e financeiros para a concessão e utilização do suprimento; apresentação do exercício prático de concessão.

Material de Estudo

  • Leitura Básica
  • Livro Curso de Siafi Volume II - Suprimento:
  • Capítulo 1.
  • Leitura Complementar

MÓDULO II – EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DO SUPRIMENTO DE FUNDOS

1. Aspectos práticos relacionados à descentralização de créditos orçamentários e empenho da despesa no Siafi. Distinção entre crédito e recurso. 2. Conceitos.

  • Unidade orçamentária.
  • Unidade gestora responsável pelo orçamento.
  • Programa de Trabalho. Programa de Trabalho Resumido. Fonte de Recursos.
  • Natureza da Despesa. Eventos contábeis de dotação inicial e provisão concedida. Contas contábeis envolvidas no processo.
  • Plano Interno.

3. Emissão de empenhos no Siafi.

4. CPR no SiafiWeb:

  • Apresentação;
  • Vantagens do CPR;
  • Conceitos Básicos;
  • Liquidação das despesas de suprimento de fundos;
  • Estrutura e funcionamento do CPR no SiafiWeb.

Material de Estudo

  • Leitura Básica
  • Livro Curso de Siafi Volume II - Suprimento:
  • Capítulo 2.
  • Leitura Complementar

MÓDULO III – EXECUÇÃO FINANCEIRA DO SUPRIMENTO DE FUNDOS

  1. Noções básicos a respeito do Gerenciamento do Cartão de Pagamento no Autoatendimento Setor Público do Banco do Brasil (AASP).
  2. Procedimentos para o pagamento da fatura do CPGF.
  3. Retenções tributárias no processo de suprimento de fundos:

Noções da IN RFB nº 1.234/2012, da IN RFB 2.110/2022 e da LC 116/2003 na relação com as despesas de suprimento de fundos;

Passo a passo no Siafi para a retenção tributária do suprimento em dois momentos:

  1. i) saque do suprido pelo valor líquido da despesa; e
  2. ii) saque do suprido pelo valor bruto da despesa.

Material de Estudo

  • Leitura Básica
  • Livro Curso de Siafi Volume II - SF:
  • Capítulos 3, 4, 5, 6 e 7.
  • Leitura Complementar

MÓDULO IV – PRESTAÇÃO DE CONTAS DO SUPRIMENTO DE FUNDOS E SCP

  1. Reclassificando a despesa no CPR.
  2. Estornando o valor do saque não utilizado (GRU/DU).
  3. Devolvendo o valor do suprimento de fundos não utilizado.
  4. Lançando no CPR os saques efetuados.
  5. Estornando parcialmente o saldo do(s) empenho(s) não utilizado(s).
  6. Aspectos do detalhamento das despesas de suprimento de fundos no SCP.
  7. Detalhamento de compras por meio de fatura e por meio de saques com o Cartão de Pagamento do Governo Federal.
  8. Preenchimento dos campos de detalhamento no SCP.

Material de Estudo

  • Leitura Básica
  • Livro Curso de Siafi Volume II - SF:
  • Capítulos 8, 9 e Legislação Básica.
  • Leitura Complementar

Carga Horária: 16 (dezesseis) horas

Horário: 08h30 às 12h30

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A Lei nº 14.133, de 2021, trouxe diversas inovações a respeito dos contratos administrativos. Novos prazos, novos aspectos específicos dos atos de gestão e fiscalização, novos parâmetros para manutenção do equilíbrio da equação econômico-financeira, inovações em relação à possibilidade de manutenção contratual ainda que diante de impropriedades e ilegalidades, novas sanções que podem/devem ser aplicadas. Enfim, um grande cabedal de instrumentos que vão possibilitar o melhor desenvolvimento dos processos de contratação, especialmente na fase de execução contratual.

É indispensável que os servidores públicos estejam preparados para a aplicação dos novos instrumentos, de forma a melhor substancialmente a qualidade e os resultados dos processos de contratação, pois a Lei fala especificamente na atuação de servidores devidamente qualificados, com parte de um conjunto de governança, missão atribuída especificamente aos mais altos gestores públicos.

O presente treinamento objetiva analisar detida e detalhadamente a fase de execução contratual, possibilitando um melhor aproveitamento das disposições do novo marco legal, especificamente em relação à atuação de gestores e de fiscais.  

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As obras públicas sempre representaram um anseio dos gestores e uma necessidade da sociedade. Por envolverem recursos elevados, por outro lado, estão sempre sob os olhares atentos dos órgãos de controle, para evitar desvios de conduta que podem gerar enormes prejuízos aos cofres públicos.

Com o advento da Lei nº 14.133, de 2021, diversas novas regras foram colocadas à disposição da administração pública, para contratação de obras e serviços de engenharia. É indispensável conhecê-las adequadamente, para que sejam bem aproveitadas e para que possam gerar contratações que efetivamente se revelem vantajosas para a coletividade. Sem um conhecimento adequado, as novas regras não produzirão bons resultados e continuarão causando impactos negativos, como obras inconclusas, incompletas, de baixa qualidade, que apenas oneram o erário.

Novos regimes de execução, novidades na fase preparatória, como o uso do BIM na elaboração de projetos, regras mais completas para a orçamentação, novidades na fase licitatória, especialização dos fiscais, são algumas das novidades que precisam ser conhecidas, para que se obtenha delas um resultado positivo, tanto na fase preparatória, como na realização do certame licitatório, como na gestão e fiscalização da execução contratual. Considerando o processo como um todo, além dos profissionais de engenharia e arquitetura, diversos outros servidores precisam estar envolvidos no processo, contribuindo decisivamente na fase de elaboração do programa de necessidade, na definição de valores disponíveis e no atendimento às regras legais.

Por outro lado, é inegável o avanço da utilização da inteligência artificial, no mundo inteiro, nos mais diversos segmentos de trabalho. Desde a fase de planejamento, com artefatos que ajudam na redação de documentos como caderno de encargo e especificações, além de ajudar na elaboração de cronograma físico-financeiro e eventograma, até a fase de gestão e fiscalização do controle, com a utilização de drones. De outra banda, é cada vez maior a utilização de metodologias do tipo BIM, especialmente na fase de elaboração de projetos.

O presente Curso tem a finalidade de preparar os servidores da administração para a boa condução dos processos de contratação e execução de obras públicas, desde a fase de planejamento até o encerramento da execução contratual, passando pela fase de realização do certame licitatório, sempre que possível com a utilização da inteligência artificial, examinando os aspectos técnicos e práticos a serem cumpridos e as novas regras da Lei nº 14.133/2021, tudo de acordo com a mais recente jurisprudência dos órgãos de controle.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

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APRESENTAÇÃO
Com a promulgação da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos em 1º de abril de 2021, a gestão pública brasileira passa a operar em um novo marco legal, em substituição às Leis nº 8.666/1993 (Lei de Licitações), 10.520/2002 (Lei do Pregão) e 12.462/2011 (Regime Diferenciado de Contratações - RDC), além de abordar temas relacionados.

Apesar de ainda estar passando por um processo de maturação, ou seja, de compreensão das suas regras, a nova lei de licitações não deixa dúvida alguma quanto ao protagonismo que as licitações e contratações diretas eletrônicas tem no novo regime.

Portanto, torna-se imprescindível saber como as licitações eletrônicas estão estruturadas quanto ao pregão eletrônico, concorrência eletrônica e a dispensa eletrônica, especialmente no que se refere às suas principais características, para, em seguida, projetar as mudanças decorrentes da nova lei e também seus regulamentos, em especial a Instrução Normativa SEGES/ME nº73/2022.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

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          CONTRATAÇÃO PÚBLICA INTERNACIONAL    

       Novos desafios para o Setor Público, Incluindo Sistema S e Estatais

19 e 20 de Fevereiro de 2025 . 16 horas . Curitiba/PR

A contratação internacional refere-se a acordos ou contratos celebrados entre partes que estão em diferentes países. Estes contratos são frequentemente utilizados para transações comerciais, projetos de infraestrutura, serviços, e outros tipos de parcerias que ultrapassam fronteiras nacionais. É essencial para facilitar o comércio internacional, investimentos e cooperação entre países, garantindo que as transações sejam realizadas de maneira clara e justa.Para o setor público há vários aspectos sensíveis, como a abertura de processos licitatórios para empresas estrangeiras, permitindo que participem de concorrências públicas e apresentem suas propostas, envolvendo a transparência nos processos e a conformidade com princípios éticos, que são essenciais para garantir a integridade das contratações.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

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O "Canvas de Gestão" é uma ferramenta que se assemelha ao Business Model Canvas (Canvas de Modelo de Negócios) e é usada para ajudar as organizações a visualizar e planejar sua estratégia de gestão de forma clara e concisa. Ele ajuda a definir os principais elementos de gestão de uma organização e a criar um plano de ação para alcançar metas e objetivos.

Abordagem por Papéis ao invés de Cargos

Na gestão de instrumentos de repasse é muito comum que poucos elementos desafiem diversos perfis ou atividades. A responsabilidade do Gestor de Convênios ou Gerente de Projetos é medida pela constatação de um resultado obtido, avaliando a realidade em curso e o potencial em curso. O conteúdo programático será desenvolvido com essa premissa, que os papéis que desenvolvemos em nossas atividades sempre são maiores que os determinados em planos e estatutos.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

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A capacitação proposta atende à necessidade de aperfeiçoamento do público-alvo em temas e questões atinentes a Pesquisa de Preços para Contratações de TIC, em consonância com os referenciais normativos mais atualizados que regem o tema, proporcionando reflexões e consolidação de conhecimentos, e assim assegurando exercício competente de atribuições dos agentes públicos envolvidos.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

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Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

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LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - Legislação e implementação Prática

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 28 A 30 DE ABRIL DE 2025 .  20 HORAS . BRASÍLIA . DF

O curso oferece uma abordagem completa e atualizada sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, com foco em sua aplicação no setor público.

Por meio de conceitos teóricos, ferramentas práticas e as melhores práticas de governança, o curso capacita profissionais a implementar a LGPD em suas instituições, garantindo a conformidade com os requisitos legais e a segurança no tratamento de dados pessoais, abordando, ainda, com abordagem das principais Resoluções e Guias Orientativos da ANPD.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

28 à 30 de Abril de 2025

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Governança, Gestão de Riscos e Compliance: Uma abordagem teórica e prática na Administração Pública

07 à 09 de Maio de 2025

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GOVERNANÇA, GESTÃO DE RISCOS E COMPLIANCE:

Uma abordagem teórica e prática na Administração Pública

07 A 09 DE MAIO DE 2025 .  20 HORAS . CURITIBA . PR

O curso oferece uma formação direcionada às necessidades atuais do setor público, destinado a servidores e gestores, aborda de forma integrada os conceitos e práticas de governança, gestão de riscos e compliance, alinhando conhecimentos teóricos à aplicação prática. 

A governança pública é tratada como um pilar essencial para a transparência e efetividade das organizações públicas, sendo complementada pelo desenvolvimento de competências em gestão de riscos e compliance, fundamentais para garantir integridade, mitigar falhas e promover responsabilidade administrativa.

Com conteúdos atualizados e alinhados a normativos relevantes como a ISO 31000:2018, a LGPD e a Lei Anticorrupção, o curso capacita os participantes a atuarem de forma estratégica e ética na Administração Pública.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

07 à 09 de Maio de 2025

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