Estudo/Elaboração da Planilha de Custos e Formação de Preços Repactuação/Reajuste e Análise de Julgamento da Exequibilidade da Planilha no Pregão

17 à 21 de Março de 2025

inscreva-se

Sobre o curso

Estudo/Elaboração da Planilha de Custos e Formação de Preços Repactuação/Reajuste e Análise de Julgamento da Exequibilidade da Planilha no Pregão

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 05/17-SEGES/MPOG
LEI Nº 14-133/21 – NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS


APRESENTAÇÃO

A Instrução Normativa nº 05 de 26 de maio de 2017, expedida pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, atual Ministério da Economia, evidencia-se como um dos dispositivos mais eficazes na terceirização de serviços com dedicação exclusiva, seja para contratos continuados ou por escopo, inclusive chancelada para Lei nº 14.133/21 através da Instrução Normativa SEGES/ME nº 98, de 26 de dezembro de 2022 que determina sua adoção para contratação de serviços sob o regime de execução indireta no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional.

Com uma abordagem prática-objetiva o curso apresenta a fundamentação e memória de cálculo para cada Módulo da Planilha, além de “Casos e Temas” de fundamental importância, não apenas na formação dos preços, como também, para os ETP pela projeção de riscos e procedimentos de análise de exequibilidade, na gestão dos custos pelo Setor de Contratos e pelos agentes da fiscalização: gestores e fiscais técnicos e administrativos.

Durante o curso serão informados e comparados os novos conceitos, definições e aperfeiçoamentos previstos para a Nova Lei de Licitações e Contratos no que concerne aos temas abordados

Objetivos

DESENVOLVIMENTO E CÁLCULO DE TODOS OS MÓDULOS QUE COMPÕEM A PLANILHA direcionados aos setores de planejamento. contratos, licitações, gestores e fiscais técnicos e administrativos dos contratos terceirizados que empregam mão de obra exclusiva.

ESTUDO DE CASOS E TEMAS:

  • Pode a Administração determinar qual a Convenção Coletiva deverá ser adotada pelos Licitantes? Qual o posicionamento do TCU sobre a questão? Existem alternativas?
  • Férias: custo não renovável?? Análise prática da inviabilidade da exclusão das Férias na prorrogação contratual
  • Aviso Prévio: a) Conflitos Referenciais sobre incidência do cálculo b) Gestão Contratual: medidas proativas antes do término do Contrato Administrativo c) Lei 12506/11: como calcular e como provisionar. d) Lei 12506/11 e o Acórdão 1186/17-TCU
  • Substituto na cobertura de Férias: entendendo a projeção do custo
  • Análise da Exequibilidade: vinculado ao critério de julgamento pelo Menor Preço, como o(a) pregoeiro(a), respaldado(a) por normas legais, avaliará os indiciadores de inexequibilidade? Qual a estratégia e metodologia será exigida para que a licitante prove que sua proposta é exequível?

EXERCÍCIOS PRÁTICOS (METODOLOGIA – PROF. WALTER S. GOUVÊA)

Fragmentamos o estudo da planilha em blocos. Finda a exposição de um bloco, passaremos ao enunciado correspondente do exercício proposto para o qual terão entre 10 a 20 minutos para resolução. Nesse prazo estarei à disposição para saneamento de dúvidas ou esclarecimentos.
Findo o intervalo, abriremos a planilha de custos e formação de preços (disponibilizada) para conferência dos resultados, análises de formulas e processos.

Objetivo: como resultado final do curso cada participante terá sua própria planilha com correspondentes fórmulas, estatísticas e projeções.
Durante todo o curso sintam-se à vontade para apresentação de dúvidas, questões ou esclarecimentos.

Nota: não deixem de acompanhar as resoluções dos exercícios.

inscreva-se

Público-alvo

Agentes de Contratações e suas Equipes, Comissões de Licitação, Equipe dos Estudos Técnicos Preliminares, Setor de Contratos, Gestores e Fiscais de Contratos, Ordenadores de Despesas, Auditores, Assessores Jurídicos, Setor Financeiro e de Compras, além, das Empresas Privadas que contratam com a Administração Pública.


×

Palestrante

Walter Salomão Gouvêa

Especialista em Pós-graduando em Direito e Processo do Trabalho pela OAB/RJ

Consultor em gestão de logística no setor público e especializado em compras governamentais. Formado em Gestão Pública, pós-graduando em Direito e Processo do Trabalho pela OAB/RJ e Universidade Cândido Mendes e em Direito Administrativo e Constitucional pela Escola Paulista de Direito. Em seus quase 30 anos como servidor do Ministério das Comunicações, onde consolidou sua bagagem prática, atuando e chefiando intensivamente nas atividades de logística, compras e contratações e afins, atuou como presidente de comissões de licitação e pregoeiro, bem como, intensivamente, em atividades fins daquele órgão. Ao longo de 19 anos de experiência como instrutor/facilitador/consultor ministra(ou) cursos regularmente para Consultorias Privadas especializadas e em escolas de governo como a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, a Escola de Administração Fazendária – ESAF, o Instituto Serzedello Corrêa – TCU, Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba,  IMAP, Instituto Euvaldo Lodi – IEL do Sistema FIERO, Instituto Navigare – MBA “Licitação e Gestão de Contratos”, entre outras entidades.  Co-autor do livro: “A Nova Lei de Licitações e Contratos: Onde estamos? E para onde vamos?” 1ª Edição. 2021. Consultre. Distribuição: Amazon.

 

Investimento

R$ 2.590,00 (Dois mil, quinhentos e noventa reais)


inscreva-se

Materiais inclusos

Incluso: Apostila com conteúdo exclusivo do curso em seu e-mail e *Certificado com carga horária (Ambos no formato PDF).

O curso será realizado em ambiente virtual ao vivo, por meio da plataforma de videoconferência Zoom e com interatividade em tempo real entre a turma e o professor. Considerando o formato do curso e com o objetivo de promover uma experiência interativa e proveitosa de aprendizagem, recomendamos:
- A utilização de fones de ouvido, microfone e webcam (deixando-a aberta durante o curso, opcionalmente);
- Boa conexão com a internet (de preferência por cabo) e navegador atualizado (Google Chrome, preferencialmente).

*Certificado: somente para o participante devidamente inscrito no curso.

*Condições: Poderá ser substituído o participante com até 48 h de antecedência. Esta inscrição não poderá ser cancelada ou compensada.

A Premier Treinamentos reserva-se ao direito de não realizar este evento por motivo operacional ou por falta de quórum, obrigando-se a comunicar tal fato aos inscritos.

Programação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1.Estrutura da Planilha de Custos e Formação de Preços - Anexo VII-C da IN 05/17-MPDG
2.Funções Práticas da Planilha
3.Atualizações Normativas (até o momento que antecede a realização do evento): Leis, Medidas Provisórias, Resoluções, Portarias, Decretos, Instruções Normativas que direta ou indiretamente envolvem a terceirização de serviços com ou sem dedicação exclusiva de mão de obra. Incluindo a Lei 14.133/21: a Nova Lei de Licitações e Contratos, a Instrução Normativa RFB nº 2110/22 (revogou a Instrução Normativa RFB nº 971/2009), Decreto 10.854/21 (revogou 34 decretos de normas trabalhistas infralegais).

4.Metodologia da Apresentação do Curso
PARTE I - ESTUDO, ANÁLISE E ELABORAÇÃO DA PLANILHA DE CUSTOS

DADOS INICIAIS E INFORMATIVOS DA PLANILHA

  • Discriminação dos Serviços: reajuste em sentido estrito, repactuação, ISSQN, vigência contratual
  • Identificação do Serviço: regras e exceções da unidade de medida, quantidade a contratar (serviço de limpeza, ex.)
  • Mão de obra vinculada a execução contratual: CBO, tipos de salário, data-base. salário diferenciado,

MÓDULO 1 - COMPOSIÇÃO DA REMUNERAÇÃO
Destaques: Lei 13.479/17 - Reforma Trabalhista, Salário-base, periculosidade, insalubridade (grande circulação de pessoas), adicional noturno, hora noturna adicional, intervalo intrajornada.

ESTUDO DE CASO: Pode a Administração determinar qual a Convenção Coletiva deverá ser adotada pelos Licitantes? Qual o posicionamento do TCU sobre a questão? Existem alternativas?

MÓDULO 2 - ENCARGOS E BENEFÍCIOS ANUAIS, MENSAIS E DIÁRIOS
SUBMÓDULO 2.1 - 13º SALÁRIO, FÉRIAS E 1/3 DE FÉRIAS
ESTUDO DE CASO: FÉRIAS: CUSTO NÃO RENOVÁVEL? Análise prática da inviabilidade da exclusão das Férias na prorrogação contratual

SUBMÓDULO 2.2 - ENCARGOS PREVIDENCIÁRIOS (GPS), FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇOS (FGTS) E OUTRAS CONTRIBUIÇÕES

Destaques: E as Micro e Pequenas Empresas, como e quando podem participar? SAT/RAT e o FAP: qual a forma mais segura de diligenciamento?

SUBMÓDULO 2.3 - BENEFÍCIOS MENSAIS E DIÁRIOS
Destaques:

a) O que é obrigatório e o que é benefício da Convenção Coletiva?
b) Qual o cálculo correto do vale transporte e do vale refeição? Como o Ministério da Economia se pronunciou sobre o Benefícios Mensais e Diários durante a Pandemia? Como os gestores e fiscais do contrato devem agir?

MÓDULO 3 - PROVISÃO PARA RESCISÃO
Destaques:
a) Aviso Prévio: Conflitos Referenciais sobre incidência do cálculo

b) Gestão Contratual: medidas proativas antes do término do Contrato Administrativo
c) Multa do FGTS e a Lei 13932/19

ESTUDO DE CASO:
Lei 12506/11: como calcular e como provisionar. Lei 12506/11 e o Acórdão 1186/17-TCU

MÓDULO 4 – CUSTO DE REPOSIÇÃO DO PROFISSIONAL AUSENTE
SUBMÓDULO 4.1 - AUSÊNCIAS LEGAIS
ESTUDO DE CASO: Substituto na cobertura de Férias: entendendo a projeção do custo

SUBMÓDULO 4.2 - SUBSTITUTO NA INTRAJORNADA

MÓDULO 5 – INSUMOS DIVERSOS
Como projetar, administrar, calcular e gerenciar os Insumos Diversos

MÓDULO 6 - CUSTOS INDIRETOS, TRIBUTOS E LUCRO
Destaques: 
a) Regimes de Tributação

b) Lucro Real e o Tratamento para PIS e Cofins
c) Desoneração da Folha de Pagamento/Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta
d) Fator K e a Nota Técnica 02/18-PR

PARTE II - REPACTUAÇÃO E REAJUSTE DE PREÇOS EM SENTIDO ESTRITO
TEMAS ABORDADOS E AÇÕES PRÁTICAS

  • Conceitos e Normas relacionadas ao Reajustamento de preços em sentido amplo: Repactuação e Reajuste
  • Principais tópicos relativos ao reajustamento de preços            
  • Diligenciamentos      
  • Prazo para conclusão              
  • Contagem de prazo para aplicação do 1º reajustamento de preços       
  • Contrato com convenções coletivas diferentes             
  • Fixação de prazo para fins de retroatividade de pagamento     
  • Procedimentos – o que pode e não pode ser alterado?              
  • Atenção!    Vale transporte!!
  • Prazo para deferimento do reajustamento em sentido amplo
  • Preclusão do direito à repactuação e ao reajuste de preços

PARTE III - ANÁLISE TÉCNICA DA EXEQUIBILIDADE DA PROPOSTA: A DESCLASSIFICAÇÃO FUNDAMENTADA DE UMA PROPOSTA INEXEQUÍVEL

  • Sensível às dificuldades encontradas pelos Agentes de Contratações sobre como deferir a proposta que se apresentou como a “mais vantajosa” SÃO APRESENTADOS PARÂMETROS CONSISTENTES E DEFINIDORES DE SUA EXEQUIBILIDADE ou não, cabendo ao licitante demonstrar que sua proposta é consistente e capaz de arcar com todas as obrigações do objeto da contratação.
  • Princípios da celeridade, da eficiência, da proposta mais vantajosa
  • Sumula TCU n262 e a inexequibilidade
  • Instrução Normativa SEGES/ME nº 73/22 x Exequibilidade em Contratos com Dedicação Exclusiva
  • Parâmetros para análise de exequibilidade de proposta: Como, através da Planilha de Custos e Formação de Preços, podemos identificar, relacionar, fundamentar e decidir pela aceitação ou não da Proposta do Licitante tendo por referência custos obrigatórios e custos comprobatórios? Como instruir o Edital prevendo tais condições?

CARGA HORÁRIA: 24 (vinte e quatro) horas
Horário: dias 23 a 26/09 - Das 08h às 13h e dia 27/09 - Das 08h às 12h

Indique um amigo

FICHA DE INSCRIÇÃO

Preencha as informações abaixo para inscrever-se!

Cursos Realizados

Servidores Capacitados

Órgãos Públicos Atendidos

Temas ofertados

Nós podemos ligar para você!

Dúvidas ou quer saber mais sobre nossos treinamentos InCompany?

Entre em contato conosco!

Cursos relacionados

Formação de Fiscais de Contratos

11 à 13 de Dezembro de 2024

Formação de Fiscais de Contratos

Curso Online 

FORMAÇÃO DE FISCAIS DE CONTRATOS 

11 a 13 de dezembro de 2024 . 24 horas

A Lei nº 14.133, de 2021, trouxe diversas inovações a respeito dos contratos administrativos. Novos prazos, novos aspectos específicos dos atos de gestão e fiscalização, novos parâmetros para manutenção do equilíbrio da equação econômico-financeira, inovações em relação à possibilidade de manutenção contratual ainda que diante de impropriedades e ilegalidades, novas sanções que podem/devem ser aplicadas. Enfim, um grande cabedal de instrumentos que vão possibilitar o melhor desenvolvimento dos processos de contratação, especialmente na fase de execução contratual.

É indispensável que os servidores públicos estejam preparados para a aplicação dos novos instrumentos, de forma a melhor substancialmente a qualidade e os resultados dos processos de contratação, pois a Lei fala especificamente na atuação de servidores devidamente qualificados, com parte de um conjunto de governança, missão atribuída especificamente aos mais altos gestores públicos.

O presente treinamento objetiva analisar detida e detalhadamente a fase de execução contratual, possibilitando um melhor aproveitamento das disposições do novo marco legal, especificamente em relação à atuação de gestores e de fiscais.  

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

11 à 13 de Dezembro de 2024

Saiba mais

Novas Regras para Contratação de Obras Públicas Sob a Ótica da Lei Nº 14.133/2021

06 à 07 de Fevereiro de 2025

Novas Regras para Contratação de Obras Públicas Sob a Ótica da Lei Nº 14.133/2021

Curso Online

 NOVAS REGRAS PARA CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS SOB A ÓTICA DA LEI Nº 14.133/2021

Da fase preparatória à fiscalização contratual, com a utilização dos novos artefatos de inteligência artificial 

As cautelas indispensáveis para obtenção de bons resultados . As exigências técnicas e jurídicas a serem cumpridas 

06 e 07 de Fevereiro de 2025 . 16 horas 

As obras públicas sempre representaram um anseio dos gestores e uma necessidade da sociedade. Por envolverem recursos elevados, por outro lado, estão sempre sob os olhares atentos dos órgãos de controle, para evitar desvios de conduta que podem gerar enormes prejuízos aos cofres públicos.

Com o advento da Lei nº 14.133, de 2021, diversas novas regras foram colocadas à disposição da administração pública, para contratação de obras e serviços de engenharia. É indispensável conhecê-las adequadamente, para que sejam bem aproveitadas e para que possam gerar contratações que efetivamente se revelem vantajosas para a coletividade. Sem um conhecimento adequado, as novas regras não produzirão bons resultados e continuarão causando impactos negativos, como obras inconclusas, incompletas, de baixa qualidade, que apenas oneram o erário.

Novos regimes de execução, novidades na fase preparatória, como o uso do BIM na elaboração de projetos, regras mais completas para a orçamentação, novidades na fase licitatória, especialização dos fiscais, são algumas das novidades que precisam ser conhecidas, para que se obtenha delas um resultado positivo, tanto na fase preparatória, como na realização do certame licitatório, como na gestão e fiscalização da execução contratual. Considerando o processo como um todo, além dos profissionais de engenharia e arquitetura, diversos outros servidores precisam estar envolvidos no processo, contribuindo decisivamente na fase de elaboração do programa de necessidade, na definição de valores disponíveis e no atendimento às regras legais.

Por outro lado, é inegável o avanço da utilização da inteligência artificial, no mundo inteiro, nos mais diversos segmentos de trabalho. Desde a fase de planejamento, com artefatos que ajudam na redação de documentos como caderno de encargo e especificações, além de ajudar na elaboração de cronograma físico-financeiro e eventograma, até a fase de gestão e fiscalização do controle, com a utilização de drones. De outra banda, é cada vez maior a utilização de metodologias do tipo BIM, especialmente na fase de elaboração de projetos.

O presente Curso tem a finalidade de preparar os servidores da administração para a boa condução dos processos de contratação e execução de obras públicas, desde a fase de planejamento até o encerramento da execução contratual, passando pela fase de realização do certame licitatório, sempre que possível com a utilização da inteligência artificial, examinando os aspectos técnicos e práticos a serem cumpridos e as novas regras da Lei nº 14.133/2021, tudo de acordo com a mais recente jurisprudência dos órgãos de controle.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

06 à 07 de Fevereiro de 2025

Saiba mais

Formação de Agentes de Contratação Pregoeiros e Equipe de Apoio de Acordo com a Nova Lei de Licitações e Contratos Lei Nº 14.133/2021

11 à 14 de Fevereiro de 2025

Formação de Agentes de Contratação Pregoeiros e Equipe de Apoio de Acordo com a Nova Lei de Licitações e Contratos Lei Nº 14.133/2021

Curso Online

FORMAÇÃO DE AGENTES DE CONTRATAÇÃO PREGOEIROS E EQUIPE DE APOIO DE ACORDO COM A NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS LEI Nº 14.133/2021

11 A 14 DE FEVEREIRO DE 2025 . 20 HORAS

 

APRESENTAÇÃO
Com a promulgação da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos em 1º de abril de 2021, a gestão pública brasileira passa a operar em um novo marco legal, em substituição às Leis nº 8.666/1993 (Lei de Licitações), 10.520/2002 (Lei do Pregão) e 12.462/2011 (Regime Diferenciado de Contratações - RDC), além de abordar temas relacionados.

Apesar de ainda estar passando por um processo de maturação, ou seja, de compreensão das suas regras, a nova lei de licitações não deixa dúvida alguma quanto ao protagonismo que as licitações e contratações diretas eletrônicas tem no novo regime.

Portanto, torna-se imprescindível saber como as licitações eletrônicas estão estruturadas quanto ao pregão eletrônico, concorrência eletrônica e a dispensa eletrônica, especialmente no que se refere às suas principais características, para, em seguida, projetar as mudanças decorrentes da nova lei e também seus regulamentos, em especial a Instrução Normativa SEGES/ME nº73/2022.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

11 à 14 de Fevereiro de 2025

Saiba mais

Contratação Pública Internacional - Novos Desafios para o Setor Público, Incluindo Sistema S e Estatais

19 à 20 de Fevereiro de 2025

Contratação Pública Internacional - Novos Desafios para o Setor Público, Incluindo Sistema S e Estatais

Curso Híbrido

          CONTRATAÇÃO PÚBLICA INTERNACIONAL    

       Novos desafios para o Setor Público, Incluindo Sistema S e Estatais

19 e 20 de Fevereiro de 2025 . 16 horas . Curitiba/PR

A contratação internacional refere-se a acordos ou contratos celebrados entre partes que estão em diferentes países. Estes contratos são frequentemente utilizados para transações comerciais, projetos de infraestrutura, serviços, e outros tipos de parcerias que ultrapassam fronteiras nacionais. É essencial para facilitar o comércio internacional, investimentos e cooperação entre países, garantindo que as transações sejam realizadas de maneira clara e justa.Para o setor público há vários aspectos sensíveis, como a abertura de processos licitatórios para empresas estrangeiras, permitindo que participem de concorrências públicas e apresentem suas propostas, envolvendo a transparência nos processos e a conformidade com princípios éticos, que são essenciais para garantir a integridade das contratações.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

19 à 20 de Fevereiro de 2025

Saiba mais

Pesquisa de Preços para Contratação de TIC

26 à 28 de Março de 2025

Pesquisa de Preços para Contratação de TIC

Curso Online

PESQUISA DE PREÇOS PARA CONTRATAÇÃO DE TIC

26 a 28 de Março de 2025 . 09 horas  

A capacitação proposta atende à necessidade de aperfeiçoamento do público-alvo em temas e questões atinentes a Pesquisa de Preços para Contratações de TIC, em consonância com os referenciais normativos mais atualizados que regem o tema, proporcionando reflexões e consolidação de conhecimentos, e assim assegurando exercício competente de atribuições dos agentes públicos envolvidos.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

26 à 28 de Março de 2025

Saiba mais

Curso TRANSFEREGOV.BR (Portal SICONV e Plataforma + Brasil) Celebração, Execução, Acompanhamento e Prestação de Contas

27 à 28 de Março de 2025

Curso TRANSFEREGOV.BR (Portal SICONV e Plataforma + Brasil) Celebração, Execução, Acompanhamento e Prestação de Contas

Curso Híbrido

CURSO TRANSFEREGOV.BR (Portal SICONV e Plataforma + Brasil) Celebração, Execução, Acompanhamento e Prestação de Contas

27 e 28 de Março de 2025 . 16 horas 

O "Canvas de Gestão" é uma ferramenta que se assemelha ao Business Model Canvas (Canvas de Modelo de Negócios) e é usada para ajudar as organizações a visualizar e planejar sua estratégia de gestão de forma clara e concisa. Ele ajuda a definir os principais elementos de gestão de uma organização e a criar um plano de ação para alcançar metas e objetivos.

Abordagem por Papéis ao invés de Cargos

Na gestão de instrumentos de repasse é muito comum que poucos elementos desafiem diversos perfis ou atividades. A responsabilidade do Gestor de Convênios ou Gerente de Projetos é medida pela constatação de um resultado obtido, avaliando a realidade em curso e o potencial em curso. O conteúdo programático será desenvolvido com essa premissa, que os papéis que desenvolvemos em nossas atividades sempre são maiores que os determinados em planos e estatutos.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

27 à 28 de Março de 2025

Saiba mais

Orçamentação e Planejamento de Obras Públicas em BIM

09 à 11 de Abril de 2025

Orçamentação e Planejamento de Obras Públicas em BIM

Curso Presencial

ORÇAMENTAÇÃO E PLANEJAMENTO DE OBRAS PÚBLICAS EM BIM

09 A 11 DE ABRIL DE 2025 .  24 HORAS . CURITIBA. PR

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

09 à 11 de Abril de 2025

Saiba mais

LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - Legislação e implementação Prática

28 à 30 de Abril de 2025

LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - Legislação e implementação Prática

Curso Presencial

 LGPD

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

LEGISLAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO PRÁTICA

 28 A 30 DE ABRIL DE 2025 .  20 HORAS . BRASÍLIA . DF

Dados pessoais são todas as informações relacionadas a pessoa natural identificada ou identificável. Para cumprir as missões que a Lei e a Constituição determinam para a Administração Pública é inevitável que os agentes públicos tratem de dados pessoais.

Informações pessoais necessárias para a realização de cadastros, credenciamentos, ou para fruir de serviços ou atividades públicas são fornecidas e tratadas pelo Estado.

O controle da utilização destes dados é fundamental para a proteção contra o uso indevido, que possa produzir prejuízos ou qualquer efeito negativo para as titulares deles.

Por outro lado, o uso indevido de dados pessoais pela Administração Pública pode gerar a responsabilidade objetiva do Estado e a responsabilização pessoal dos agentes públicos.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, Lei Federal nº 13.709/2018, instituiu regras expressas de como deve ocorrer o tratamento de dados pessoais fornecidos por pessoas naturais, visando à proteção e salvaguarda dos usuários, inclusive pelo Poder Público.

A Lei também dispõe sobre o sistema de apuração de responsabilidade e aplicação de sanções pelo uso ilegal dos dados pessoais.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

28 à 30 de Abril de 2025

Saiba mais

Governança, Gestão de Riscos e Compliance: Uma abordagem teórica e prática na Administração Pública

07 à 09 de Maio de 2025

Governança, Gestão de Riscos e Compliance: Uma abordagem teórica e prática na Administração Pública

Curso Presencial

GOVERNANÇA, GESTÃO DE RISCOS E COMPLIANCE:

Uma abordagem teórica e prática na Administração Pública

07 A 09 DE MAIO DE 2025 .  20 HORAS . CURITIBA . PR

A administração pública direta e indireta está em constante xeque de produzir mais resultados, diante de um orçamento cada vez mais apertado. Mais recentemente, ainda, cresce a pressão para que aqueles entes ofereçam respostas para aumentar a performance e transparência de seus gastos e objetivos, o que é alcançado com o robustecimento da sua governança interna, inclusive em face de eventuais atos ímprobos de seus colaboradores. Em resposta, em um ambiente de escassez de recursos, existe tentação de ampliar os seus controles e burocracias, a potencialmente aumentar a ineficiência das entregas e da prestação da sua finalidade social. Fato é que a solução para tal armadilha perpassa – sempre – pela profissionalização da gestão. Concretizar entregas e combater a corrupção é papel de toda a organização, em todos os seus níveis. Os praticantes dos mais diversos atos administrativos hão de ter o conhecimento e o ferramental necessário para, sem engessar a administração, produzir resultados sem desguarnecer os controles preventivos; SOB PENA DE RESPONSABILIDADE! Em face, ainda, da crescente utilização do ferramental tecnológico no dia a dia administrativo, nesse universo de riscos e “conformidades”, não menos importante é a Lei Geral de Proteção de Dados – Lei 13.709/2018 –, dispondo sobre a proteção de dados pessoais exigindo controles e cautelas dos administradores, a invariavelmente tratar dados de terceiros na performance de seus negócios públicos, seja na administração direta ou na indireta. Igualmente relevante são os novos diplomas de licitações e contratos, com novas práticas e procedimentos administrativos, impondo um rápida adaptação na forma de planejar e gerir as contratações, como meio de alavancagem institucional.

Palestrante: Alessandro Kosicz Reis

07 à 09 de Maio de 2025

Saiba mais

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

HostFirewall